5 erros cometidos por todo blogueiro iniciante. Que Você Não pode Cometer.

Este artigo tem o objetivo de ajudar o blogueiro que está começando as suas atividade na internet, seja como hobbie ou como uma atividade que pretende levar a sério até mesmo como profissão.

Dicas Secretas Para Iniciar um Blog

Começar um blog é uma atividade muito tentadora, mas que é dotada de uma complexidade muito grande, a qual não é revelada para quem está começando. A princípio pode ser uma experiência divertida e que traz muito aprendizado, mas caso seja levado a sério, os erros e tropeços pelo caminho serão os mais diversos.

Pensando em ajudar quem está iniciando neste segmento, desenvolvemos uma lista que apresenta os cinco erros mais comuns que os blogueiros iniciantes costumam cometer e damos dicas sobre como resolver essas problemáticas com o tempo, já que é impossível se livrar de algumas delas de uma vez, confira:

Dicas Secretas Para Iniciar um Blog
Iniciando um Blog.

Não ter um nicho definido

Quando se cria um blog é essencial que ele tenha um tema definido, para o qual as suas postagens se voltarão. No entanto, é muito comum vermos por ai blogs “genéricos”, onde o autor aborda os mais diversos tipos de assunto.

No primeiro post o autor fala sobre um filme que assistiu, gostou muito e expõe a sua crítica. No segundo, aborda sobre técnicas do yoga e como utilizá-lo para encontrar paz espiritual. No seguinte fala sobre a crise econômica na Europa. É difícil um blog assim encontrar o caminho do sucesso, pois não terá um público específico e fiel, uma vez que não se sabe o que esperar dos conteúdos que serão lançados.

Assim, definir um tema característico para o seu blog é essencial. Seja criativo e inovador. Por exemplo, caso você goste e acompanhe futebol pode criar um blog que comente os resultados da rodada do Campeonato Brasileiro e outros campeonatos estaduais, em época de Copa do mundo pode voltar suas atenções para o torneio internacional, entre outros. Assim, quem gostar de acompanhar as novidades do mundo do futebol, irá acompanhar o seu blog.

Escolha o nicho com o qual você mais se identificar, assim poderá estar trabalhando com algo que tem prazer em fazer, podendo se dedicar com mais empenho e afinco às atividades.

Não utilizar um domínio próprio

Utilizar Dominio Em Blog
Utilizar Dominio Em Blog

Ao iniciar um blog muitas pessoas não investem em um domínio próprio porque acreditam que o site não vai para frente e que não compensa gastar dinheiro com esse tipo de recurso. Contudo, caso o seu blog comece a fazer sucesso é bem provável que você tenha que utilizar um domínio próprio eventualmente.

O problema está em fazer essa mudança, seu público terá que estar consciente dessa modificação, para isso você terá de fazer divulgações constantes para conquistar links para o seu endereço. É como se o seu blog fosse começar do início, quase todo o mesmo trabalho.

Assim que você decidir levar o seu blog a sério não deixe de utilizar um domínio próprio, o qual está custando hoje uma média de R$ 30,00 por ano ou até menos. Você terá muitos mais benefícios do que meio convencional.

Não manter uma periodicidade de postagens

postagem em blog

É normal que ao começar o blog a motivação e a criatividade estejam a todo vapor, resultando no lançamento de cerca de dois a três artigos por dia. No entanto, algum tempo depois é comum que os assuntos vão acabando e outros compromissos passam a tomar o tempo que você ia dedicar ao blog, deixando ele semanas abandonado sem nenhum post novo.

Assim como falado anteriormente, o principal objetivo de um blog está em fazer com que as visitações do público sejam constantes, implicando em um compromisso regular com as postagens. Se você tem tempo para escrever apenas quatro artigos em um mês, publique um semanalmente, de preferência no mesmo dia e horário para que os leitores se atenham ao momento dos novos lançamentos.

O ideal é que você lance ao menos um bom artigo por dia, para que seus leitores se mantenham curiosos e na expectativa de ler um novo artigo diariamente. Procure ser inovador e trazer sempre assuntos novos, mas sem sair fora do seu nicho.

Se descuidar da linguagem

Erros de Portuques

Se engana quem acredita que não é necessário ter um português impecável para escrever para um blog. É claro que o espaço é seu e você tem o direito de fazer o que bem quiser dentro dele, mas não fique esperando que seus visitantes gostem deste tipo de característica.

Assim, se você tem alguma dificuldade para escrever corretamente procure trabalhar nisso e tome já atitudes para reverter este quadro. Essa é uma habilidade que se desenvolve com o tempo, como você escreverá artigos constantemente é preciso que tenha leituras constantes para se manter atualizado a respeito das novidades do seu nicho para estar apresentando no seu blog.

Um fator muito importante tambem é o tipo de linguagem a ser utilizada dentro dos textos, a qual deve ser adequada para o seu público. Se você tem um blog que trata de assunto escolares, deve utilizar a linguagem acadêmica, se o blog é sobre direito, a linguagem deve ser jurídica, caso seja um blog de experiência você tem mais liberdade para utilizar um vocabulário despojado e pessoal.

Não investir em divulgação

Como Divulgar seu Blog

Após fazer todas as coisas necessárias para que o seu blog esteja perfeito, você ainda continua sem receber visitantes. Você até colocou um contador de visitar para acompanhar o fluxo de público, mas ele continua parado por mais que você aperte F5 diversas vezes e atualize a página. Nada. Ninguém está te visitando. O que você fez de errado?

Calma, no início é normal que o fluxo de visitantes seja baixo, porém se você não tomar nenhuma atitude neste processo ele continuará inerte. Trabalhar com blogs requer muito esforço e dedicação, esteja preparado.

Para estar divulgando o seu blog você pode investir em mecanismo de buscas, como o Google, sites que divulgam links, como o Ueba, Ocioso e Link-me, procure parcerias com outros blog que se assemelhem ao seu nicho e faça troca de divulgações, utilize o mecanismo RSS e divulgue nas redes sociais, como Facebook, Twitter ou por e-mails.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *