A AIDS – Síndrome da imunodeficiência Adquirida – é uma complicação considerada doença, causada pelo vírus HIV. A ação do vírus no organismo humano causa a queda drástica do sistema imunológico que fica ou menos eficiente ou ineficiente no indivíduo.
A percepção da doença é um tanto problemática, pois de início não causa nenhuma alteração ou mudanças corporais, como o aparecimento de manchas, caroços ou deformações como é comum em outras doenças.
Causas
O contágio do vírus HIV só pode acontecer em algumas situações que envolvem uma pessoa já portadora do vírus e outra não portadora, de maneiras diretas ou indiretas.
Diretas
- Contado direto e sem proteção com o sangue contaminado ou secreções
- Relação sexual sem a uso de preservativos de látex
- Gravidez ou amamentação por indivíduo contaminado
Indiretas
- Compartilhamento de agulhas
- Transfusão de sangue de forma precária (muito raro)
Sintomas
Inicialmente, o HIV não produz nenhum efeito perceptível no corpo. Só depois de 3 a 6 semanas após o contágio, surgem sintomas que podem facilmente serem atribuídos a outras complicações. Esses sintomas são:
- Febre
- Dor de Cabeça
- Mal Estar
- Cansaço
- Irritação na Garganta
Após isso, é comum que o vírus entre em fase assintomática, onde ele se encontra no organismo mas não produz efeitos perceptíveis. Essa fase pode durar por 10 anos e depois disso, os primeiros sintomas relacionados a AIDS começam a aparecer. Confira quais são:
- Inchaço nos Gânglios Linfáticos
- Emagrecimento
- Vômito
- Enjoo
- Diarreia
Após isso, o sistema imunológico cairá de forma desastrosa, dando oportunidade para outras doenças simples ou mais complexas sejam adquiridas. Como o corpo fica sem proteção, o indivíduo pode chegar a morte.
Tratamento
A AIDS não tem cura. Apesar de muitas pesquisas em vários lugares do mundo apontarem progressos significativos, nenhuma ainda mostrou-se totalmente eficiente para a cura efetiva da doença.
O tratamento da AIDS consiste na ingestão diária de um coquetel de medicamentos antirretrovirais, que fortalecem o sistema imunológico do individuo e devem ser tomados por toda a vida. Esses medicamentos são distribuídos de graça no Brasil, pelo SUS.