A lua foi objeto de muitas histórias, lendas e produções no imaginário de diferentes culturas durante milhares de anos na Terra. Até hoje, olhamos e romantizamos o brilho, as cores, os formatos e ciclos lunares. Representamo-as de forma geral em nossas vidas como calma, beleza, amor e potencialidade natural.
Quando a ciência estava se alastrando no pensamento e, aos poucos, se livrando das correntes religiosas, muito sobre os astros foi descoberto. A localização da Terra no sistema solar, o movimento e dinamismo da galáxia e do universo, as relações dos campos gravitacionais, as atmosferas dos planetas, dentre muitas outras que mudaram a forma com que olhamos para o céu.
Som no espaço
Quase todo mundo sabe que o som não se propaga no vácuo. Mas porque isso não acontece? A resposta é simples: o som é proveniente de uma onda mecânica.
As ondas mecânicas necessitam de um meio físico para se propagarem. Em tese, as ondas sonoras se propagam vibrando molécula por molécula. Como o planeta Terra é provido de atmosfera com oxigênio, o som pode propagar livremente nas moléculas de ar, podendo alcançar grandes distâncias.
Em ambientes mais sólidos, como debaixo d’água por exemplo, o som se propaga de maneira distorcida quando comparado a propagação pelo ar. Isso acontece porque o meio de propagação é muito diferente e causa efeitos variados na capitação sonora.
Som na lua?
Pensando nisso, é possível ouvir alguma coisa na lua? A resposta mais sincera seria: não. A lua não possui atmosfera e ar em sua superfície para que o som se propagasse de forma satisfatória.
Algumas pessoas dizem que se você pegar um aparelho emissor de som e encosta-lo no ouvido estando na lua, será possível ouvir o som pelas vibrações de seu próprio corpo. Isso pode ser verdade, porém foge da questão inicial. Se você encosta o aparelho no seu corpo, a lua não fará muita diferença.
Em superfície lunar não é possível ouvir sons pela falta de um ambiente propício para propagação de ondas mecânicas.