Como fabricar cerveja artesanal?

Cerveja artesanal

Uma pesquisa feita recentemente comprovou que o interesse dos brasileiros pela cerveja vem mudando. De acordo com a mesma, ocorreu um aumento de 20% na produção de cerveja caseira ou artesanal, enquanto o consumo da industrial tem sido de apenas 4%. Os produtos artesanais vem tomando seu digno espaço no mercado.

Em todas as redes sociais e sites na internet, foram contabilizadas mais páginas de como ensinar o procedimento, bem como o aumento de sites que se interessam pelo assunto. Segundo a história contada, a ideia foi fundada por uma comunidade criada ainda no Orkut que tomou seu devido espaço.

A primeira ganhou o nome de Acerva e surgiu no Rio de Janeiro. Essas comunidades cresceram, fazendo parte agora de São Paulo e mais sete estados brasileiros. As associações tem como finalidade realizar cursos para divulgar o aprendizado, promover encontros e grandes degustações.

Em alguns desses grupos são cobrados taxas de mensalidade para compartilhar o conhecimento, em outros não. Cada um possui, unicamente, sua forma de liderança, estatuto, normas e regras. O “hobby” é levado a sério e hoje já possui milhares de homens e mulheres inscritos.

Como fazer?

Conheça o processo de fabricação da cerveja artesanal.
Cerveja artesanal (Foto: Reprodução)

Quem quer começar a produzir sua própria cerveja precisa do MÍNIMO de conhecimento sobre o assunto. Uma boa dica é participar desses encontros ou até mesmo efetuar o curso. O ensinamento correto e o tempo serão pontos chaves para produzir uma cerveja de qualidade.

É importante saber que existe imensa dificuldade de encontrar malte, lúpulo e fermento, mas isso não significa necessariamente que os produtos sejam caros, uma estimativa feita por um dos professores, é de que cerca de R$50 reais produz 20 litros de cerveja artesanal.

Ingredientes

  • 35 litros de água mineral de boa procedência 
  • 6 quilos de malte claro e escuro 
  • 20 gramas de lúpulo 
  • 11,5 gramas de fermento

Modo de preparo

O primeiro passo é moer o malte, usando especificamente o moedor de cereais para tal atividade. Em seguida, certifique-se de colocar o mesmo dentro de uma panela com água mineral, com média de 65°C e deixe que esta ferva por cerca de 1 hora. Uma dica interessante é desligar e ligar o fogo para manter a média de graus celsius em 65/72.

Depois disso, passe a cerveja em uma peneira e despeje o que for líquido numa segunda panela. A partir de então você acrescentará o lúpulo e deixará que a mistura fique por cerca de 1 hora na ebulição. A parte do malte que foi retirada pode ser usada na produção de alimentos como pão ou massas para pizza.

Após esse tempo, desligue a panela e mergulhe-a num espaço que caiba parte de sua estrutura e certifique-se de que nessa bacia haja água e gelo (um banho maria). Logo depois, com o auxílio de uma mangueira, retire o líquido para o fermentador já esterilizado. É indicado que já obtenha cerca de 70% do álcool.

Em temperatura 20 e 30°C, complete todo o fermentador com água mineral. Depois disso acrescente a levedura e então feche o fermentador, deixando agir por cerca de 14 dias. Por fim, o engarrafamento. Utilize o aparelho de engarrafar e deixe todas lacradas. Lembre-se que, depois desse processo, é necessário fermentem mais 20 dias e só então estará pronta para o consumo.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *