Vaso ou vazo?
Tanto a palavra vaso, quanto vazo existem dentro da língua portuguesa. Ambas estão certas em suas escritas e formas de colocação, embora haja confusão na hora de empregá-las em textos, orações ou qualquer outro cunho de formulação na escrita. É importante ressaltar que elas devem ser utilizadas em textos que abordam assuntos diferentes.
Quando lidamos com a palavra vaso, entendemos que ela se encaixa a um substantivo masculino referindo-se ao próprio recipiente. Como vaso de plantas, vaso sanitário, entre outros. Indicando que o objeto ressaltado é especificamente um recipiente, sinônimo geral de palavras como vasilha, jarro, etc.
Já quando a palavra é escrita com a letra Z, entende-se logo que se trata de um verbo. Provindo de “vazar”. Quando uma pessoa vaza ou algo vaza, significa especificamente que foi embora, saiu, partiu. O emprego de ambas as palavras só podem ser utilizados quando se tratar de colocações do tipo:
“A água que estava naquele vaso (objeto), vazou (verbo).”
O vazo escrito com a letra Z indica que você está dando uma qualidade ao objeto que nesse caso seria o vaso, recipiente onde estava concentrada a água a que a frase se refere.
Verbo vazar – presente do indicativo
- Eu vazo
- Tu vazas
- Ele vaza
- Nós vazamos
- Vós vazais
- Eles vazam
Exemplos
Entendendo que a palavra quando escrita com a letra S é um recipiente, a formulação de frases (exemplo) teriam de ser na seguinte linha:
- Aquele vaso está cheio de bonitas flores.
- O vaso estava sujo!
- Colocarei terra neste vaso para evitar alojamento de mosquitos.
- Por favor, você pode regar os vasos de plantas que estão no jardim?
Entendendo que a palavra escrita com letra Z é relacionada a um verbo, ato de fazer algo, a formulação das frases (exemplo) teriam de ser na seguinte linha:
- Vazo a água que está na piscina e a limpamos.
- Vazo essa informação e serei responsável por ela, não se preocupe.