Os pronomes de tratamento são basicamente, a forma como tratamos ou nos direcionamos a uma determinada pessoa. Os pronomes dependem exclusivamente do cargo ou função prevista de ocupação para aquele que for destinatário. O vocativo a ser empregado dependerá exclusivamente desse ponto.
Emprego dos pronomes
Quando utilizar Vossa Excelência?
Tal pronome de tratamento só deve ser utilizado a cargos disponibilizados nos setores de Poder Legislativo, Poder Executivo e Poder Judiciário. Entram como representantes de tais setores todos os profissionais que estejam nos seguintes cargos:
- Presidente de República
- Vice-Presidente da República
- Ministros
- Secretários-Executivos dos Ministérios
- Governadores
- Vice-Governadores
- Prefeitos
- Secretários de Estado e ocupantes de cargos de natureza especial
- Embaixadores
- Oficiais-Generais
- Ministro do Tribunal de Contas da União
- Deputados
- Senadores
- Conselheiros dos Tribunais de Contas
- Presidentes das Câmaras Legislativas
- Ministros dos Tribunais Superiores
- Membros de Tribunais
- Juízes
- Auditores da Justiça Militar
Quando utilizar Vossa Senhoria?
Todas as demais autoridades são empregadas a “Vossa Senhoria”. Também utilizado para particularidades. Lembrando também que nesse caso o “Senhor” vem sempre à frente, como por exemplo:
– Senhor Reitor.
Quando utilizar Vossa Magnificência?
Empregados exclusivamente em cargos estabelecidos por força de tradição. Para empregar é necessário utilizar “Magnífico” à frente, como por exemplo:
– Magnífica Reitora.
Em todo caso a relação de referência a pessoas de nível elevado de poder, é sempre proveitoso se referir com decência e respeitando os pronomes de tratamento. Já que, estabelecido por lei, autoridades são extremamente merecedoras de alto padrão de direção.
Em reuniões oficiais, não é permitido que seja dirigido a palavra de forma inadequada. Dando ênfase sempre a honra de merecimento do cargo que determinada pessoa exerce. Os pronomes de tratamento são parte do ensino fundamental em todas as escolas.