Mesmo com o avançar da tecnologia, muitas marcas ainda pecam quando o assunto é a bateria do celular. Há baterias de diversos modelos e marcas que, com o passar de alguns meses de uso, acabam apresentando problemas e gerando transtornos ao usuário.
A maior reclamação dos consumidores está relacionado a duração da carga. Muitas baterias não conseguem segurar energia por mais de alguns meses, então vem a necessidade do usuário descartar o aparelho e comprar um novo.
Contudo, enquanto as fabricantes estudam uma forma de desenvolver um dispositivo de longa duração, você pode adotar formas para economizar o dispositivo sem deixa-lo “viciado” em energia e perder a carga rapidamente.
Antes de adquirir um aparelho celular veja com o vendedor sobre a duração da bateria, se ela está de acordo com o que está escrito no manual, etc. Em detalhes, é preciso pesquisar bastante, se não, correrá o risco de comprar um produto no qual não cumprirá com as normas vigentes no manual de instruções. Mas você também poderá ponderar algumas práticas que ajudem na duração da mesma.
Para economizar bateria e não deixa-la “viciada” é preciso:
- Deixar carregando sem interrupção entre 8 a 12 horas, quando compra-lo
- Evitar carrega-lo sem que haja necessidade
- Não usar exageradamente a internet, isso exige muita carga, assim como a função Bluetooth
- Colocar para carregar somente quanto o dispositivo do celular acionar que a carga está baixa, em todos os celulares há uma barra que indica se há bateria está baixa
- Ao colocar o aparelho para recarregar deixe-o desligado, isso obtém a recarga mais rápida
- Evitar ouvir música diretamente
São dicas simples mas importantes, com certeza não passará por transtornos como a falta de carga num momento importante ou ser obrigado a fazer a compra de outro aparelho.
Observação: Assim que perceber que a bateria não está carregando mais, saiba que é hora de trocá-lo. Não descarte em qualquer lugar, o produto possui materiais pesados que podem comprometer a saúde do meio ambiente e afetar-nos de forma direta e indiretamente.
Tenha bom senso, procure o posto de coleta mais próximo de sua cidade e deixe o dispositivo lá, o mesmo terá destino correto sem poluir o meio ambiente, sendo reaproveitado e transformando-se em outros materiais.