O presidente exerce a função de Chefe de Estado em uma nação cujo o sistema de governo é o presidencialismo. No Brasil, por exemplo, o presidente é eleito pelo voto democrático e se torna representante do povo na esfera federal. O período de governo é de 4 anos, podendo ser prorrogado caso ele se candidate à reeleição e ganhe.
Para se candidatar à presidência da republica, é preciso ter idade minima de 35 anos, ser brasileiro, registrado em algum partido político e ter exercido funções que ajudaram a solidificar a constituição federal. É preciso garantir o que está escrito na constituição, a respeito de direitos e deveres invioláveis do povo.
Quando tratamos de uma república presidencialista, a autoridade máxima é o presidente. Cabe a ele exercer a tarefa de chefe de governo. A figura política também possui grande influência nas forças armadas.
Projetos
O presidente pode enviar ao congresso nacional projetos de leis com relação a temas diversos relacionados a:
- Criação de hospitais;
- Funções diversas na administração federal;
- Universidades e outras instituições;
- Projetos educacionais;
- Entre outros.
Ele também pode levar uma série de propostas ao legislativo sobre vários assuntos. Mas caberá a casa legislativa analisar os assuntos pautados, apesar de ser figura máxima na política nacional não pode decidir sozinho.
Posicionando-se contra em qualquer projeto, o presidente tem poderes para vetar. A lei que foi aprovada no congresso nacional chega até sua mesa, caso encontre problemas, o mesmo poderá fazer com que ela não tome continuidade.
Também cabe o presidente sancionar a lei quando a mesma trouxer benefícios ao povo, tendo em vista que houve um diálogo entre o presidente e os deputados estaduais, federais e senadores para a aprovação.
Outros poderes que o presidente exerce no comando do país, são:
- Nomear e exonerar ministros de estado por qualquer motivo;
- Indicar representantes para que possam ter competência nas relações exteriores.
Está garantido na constituição o pleno poder do presidente em decretar estado de sítio e a intervenção federal. Pode declarar guerra contra algum estado estrangeiro, mas neste caso apenas se autorizado pelo congresso nacional.