A temperatura do corpo humano é controlada pelo hipotálamo, localizado na região do cérebro. A função é equilibrar a temperatura dos órgãos internos em aproximadamente 37°C, também fazer o balanço entre perda e retensão de calor (provocados por órgãos periféricos em contato com o ambiente), além de auxiliar na produção de calor através do metabolismo.
Quando o organismo é invadido por agentes como vírus, bactérias ou fungos, resultando em uma doença nos órgãos internos, o hipotálamo pode elevar a temperatura até 3°C acima, isso é o que caracterizamos como febre.
A temperatura considerada normal para o corpo está entre 36°C à 37°C. Nas primeiras horas da manhã, ao levantar, a temperatura foge ao normal, mas tal alteração não gera consequências. É comum que esteja um pouco baixa logo pela manhã e ligeiramente elevada à noite.
No período menstrual, é muito costumeiro que a temperatura corporal da mulher aumente, principalmente após a ovulação. Mulheres que estão no ciclo, podem apresentar uma varição de temperatura de até 0,5°C acima dos valores habituais.
A temperatura corporal, superando a média de 37°C, estando acima dos 37,5°C à 37,8°C é sinal de alerta. Este estado já considera-se febril.
Sintomas
Os principais sintomas da febre são:
- Dores musculares
- Fadiga
- Apatia
- Dor nas juntas
- Dor de cabeça
- Perda de apetite
- Desidratação
As febres que ultrapassam a marca de 40°C podem provocar:
- Confusão mental
- Vômitos
- Dificuldade para respirar aliada a dor no peito
- Dor de garganta
- Nuca enrijecida
- Convulsões
Como a febre está associada a doenças de gêneros bacterianos ou virais, a melhor forma de combatê-las é seguindo o tratamento médico. Se o paciente não estiver muito febril, recomenda-se banho de água morna e a ingestão de uma grande quantidade de líquidos.
Caso a febre seja agressiva, o enfermo deve ser levado ao hospital de imediato e passar por uma avaliação médica. O profissional da saúde poderá até receitar remédios a base de antibióticos para combater o agente causador da febre, independente dos casos a hidratação é essencial aliada ao repouso para garantir o bem-estar do paciente.
Atente-se:
A febre geralmente está associada a uma doença que precisa ser combatida. Por isso procure assistência médica caso nenhum método de contenção seja eficiente.