Aos papais e mamães de primeira viagem, neste artigo mostraremos o porquê do bebê arrotar. Saibam também se essa ação é obrigatória e como desenvolver a atividade perfeitamente.
Acompanhe!
Sabe quando o bebê passa longos minutos mamando e logo é levado ao ombro da mãe recebendo pequenas palmadinhas nas costas?
Pois é, este é o momento em que estão prestes a arrotar, eles fazem isso após a amamentação para digerirem melhor o leite e eliminar ar. O arroto acontece justamente quando o ar retorna e logo é liberado através da boca.
A entrada de ar também pode acontecer quando usam a mamadeira, por vezes o bico não encaixa adequadamente na boca e eles acabam sugando ar. Esmiuçadamente, os bebês arrotam por causa do acumulo de ar na barriguinha e em muitos casos o arroto pode vir acompanhado de um pouco de leite.
Arrotar é obrigatório?
Não necessariamente. Mas é preciso deixar o bebê na posição vertical em pouco mais de 10 minutos para cada mamada. O arroto nem sempre acontece porque os bebês engolem muito ar, também há arrotos silenciosos que passam despercebidos, resultados de gases apenas.
A ação de liberar o ar que existe dentro do corpo pode variar de bebê para bebê. Uns arrotam mais, outro menos, mas existe uma ressalva caso o bebê não arrote.
Nota: O ar engolido se acumula na barriguinha e acaba se tornando gases, se não for liberado acabará por gerar incômodos como cólicas.
Mesmo que os bebês geralmente não arrotem enquanto estão dormindo, a noite é bom se certificar. Caso o bebê não arrote após determinado período pode deitá-lo, procure deixá-lo no berço em uma posição confortável com uma ligeira elevação no tronco e cabeça.