Não é nada incomum ver pessoas reclamando de dores de cabeça diariamente, por isso é preciso descobrir o que está instigando essas dores de cabeça, principalmente ao sentir dor de cabeça ao levantar, pois a dor pode estar na pele, músculos, veias, dentes e terminações nervosas da cabeça.
É necessário realizar o diagnóstico para descobrir a causa, pois até mesmo as células cerebrais podem ser indícios de uma dor de cabeça mais séria, logo, é preciso de urgência para um tratamento adequado.
Geralmente, pessoas com dor de cabeça, sentem pontadas intensas numa determinada área. Quando a cabeça está latejando, o remédio mais indicado é o analgésico, mas dependendo do caso, não é a solução.
Não é a solução, pois, dores de cabeça que incluem sintomas de náusea, por exemplo, é indício de um problema mais sério e para descobrir a causa é de extrema importância passar por uma avaliação médica.
Veja a seguir, os tipos de dores de cabeça mais comuns:
Dor de cabeça tensão: Essa dor de cabeça acontece bastante, pois é o indício de estresse. Caso tenha sentido uma dor difusa, localizada em cima da cabeça, especificamente na testa, pode ser que a sua dor de cabeça seja de tensão. Frequentemente, essa dor é gerada por qualquer motivo que tenha causado estresse, como insônia, noites mal dormidas e até mesmo por uma discussão iniciada no ambiente de trabalho.
Cefaleia em salvas: Não se sabe ainda o motivo exato que sucede essa dor de cabeça, porém é necessário evitar álcool e cigarro, que podem ser os causadores ou podem influenciar no agravamento da dor. A mudança de clima também pode ser um dos responsáveis por essa dor de cabeça, localizada apenas de um lado da cabeça, atingindo também a região dos olhos, que ficam sensíveis à luz, podendo lacrimejar. Geralmente, essa dor de cabeça ocorre em torno de uma hora, podendo desaparecer ou voltar no dia seguinte.
Enxaqueca: Dor localizada na região das têmporas, podendo ser um dos dois lados. A maioria das pessoas que possuem enxaqueca tem problema de vista, logo os olhos ficam sensíveis à luz. O barulho é outro item que incomoda bastante quem sofre de enxaqueca. A enxaqueca pode durar horas, podendo se estender a dias. Sendo assim, é necessário tratar a enxaqueca com medicamentos prescritos por médicos.
Sinusite: É ocasionada pela inflamação dos seios da face, ou seja, sinusite aguda. Dor na maça do rosto ou abaixo dos olhos é causada pela sinusite do seio maxilar. Já a dor localizada na testa, unilateral ou dos dois lados é causada pela sinusite frontal. Sinusites do seio etmoidal e esfenoidal podem estender a dor para toda a cabeça.
Alimentos: Existem alimentos que ajudam a aumentar a dor de cabeça, principalmente em pessoas que possuem gordura em excesso. O açúcar e o café, são dois itens que devem ser evitados por pessoas que sentem muita dor de cabeça. Acontece que ao ingerir o açúcar, a glicemia do sangue sobe e cai em um nível rápido, fazendo com que o organismo busque outra forma de mecanismo para conservar a glicose cerebral. Já o café, possui cafeína que provoca o aumento da dor de cabeça, pois sua ação é vasodilatadora nos vasos sanguíneos do corpo e vasoconstritora dos vasos sanguíneos do cérebro.
IMPORTANTE
• A ressaca também influência na dor de cabeça, pois o auto consumo de álcool, gera a desidratação, logo cai o nível de açúcar do corpo, ocorrendo também a dilatação das veias da cabeça. Portanto, é necessário beber muita água, no entanto, a dor de cabeça poderá durar por muitas horas.
• Já foi constatado que pessoas que ingerem muitos remédios para dor de cabeça acabam sendo reféns de uma dor de cabeça frequente, pois o cérebro se torna refém de remédios como aspirina, ibuprofeno e paracetamol. É necessário buscar um tratamento adequado, antes que o uso desses remédios se tornem em vício.
• Existe a enxaqueca abdominal, geralmente passada de pais que sofrem de dor de cabeça para os filhos. Porém, a criança sente a dor no estômago no lugar da cabeça. Essa dor vem acompanhada de vômitos, incluindo a falta de apetite, podendo durar por muitas horas, estendendo-se a dias.
• Aromas, como de perfumes, podem causar fortes dores de cabeça, principalmente quando o aroma é muito forte. A dor é causada, pois o aroma desencadeia as células nervosas do nariz.
ATENÇÃO
• Preste sempre atenção nas dores de cabeça que surgem do nada, principalmente quando ela vem muito forte. Pois, a falta de cuidado em relação a essas dores de cabeça repentinas, poderá acarretar a ruptura ou distensão de um aneurisma cerebral, ou seja, a dilatação de alguma artéria.
• Preste sempre atenção, se a dor de cabeça vem acompanhada de dores musculares, modificação na sensibilidade, principalmente se ocorrer confusão mental. Veja se há alteração na visão e dificuldade para falar ou andar, pois a dor de cabeça poderá estar associada a sintomas neurológicos, logo, precisará de socorro médico.
• Atenção para as dores conduzidas por dores no corpo, que ocasionam febre, náusea, manchas e até mesmo calafrios. Pois, poderá ser casos graves, como meningite e sinusite.
• Atenção para pessoas idosas, gestantes e crianças que sofrem de dor de cabeça. Esses casos são especiais, pois há uma certa fragilidade, dado que por trás da dor de cabeça pode ter problemas mais sérios.
• Atenção para as dores de cabeça que ocorrem diariamente, pois não é normal sentir dor de cabeça todos os dias. Essas dores podem estar associadas a problemas graves no crânio, por exemplo, tumores e trombose venenosa.