como desenhar

Como desenhar: Um Guia para Iniciantes

Não importa se você é um iniciante completo, um aficcionado por artes ou apenas alguém procurando por um novo passatempo, aprender a desenhar pode ser uma atividade incrivelmente gratificante. Neste guia, vamos abordar o básico de como desenhar e oferecer algumas dicas que irão ajudá-lo a aperfeiçoar suas habilidades de desenho.

O básico

Antes de pegar o lápis e papel, é importante entender alguns princípios básicos do desenho. Desenhar é mais do que apenas fazer linhas no papel – é sobre observação, entendimento da forma e detalhes.

Materiais

  • Lápis: Uma variedade de lápis de desenho de durezas diferentes é ideal. Recomenda-se ter pelo menos um lápis HB para linhas leves e um 6B para linhas escuras.
  • Papel: Qualquer papel funciona para começar, mas à medida que se melhora, você pode querer investir em papel de desenho de qualidade.
  • Borracha: Uma borracha branca é ótima para apagar linhas sem deixar marcas no papel.

Técnicas Básicas

Existem algumas técnicas básicas de desenho que cada artista iniciante deve saber.

  • Linhas: Pratique a criação de linhas longas e curtas, linhas curvas, linhas ziguezague e linhas pontilhadas.
  • Formas: Aperfeiçoe suas habilidades de desenho praticando formas comuns, como círculos, quadrados e triângulos.
  • Sombreamento: O sombreamento dá profundidade ao desenho. Experimente diferentes técnicas de sombreamento, como hachura, cruzamento de hachuras e esfumaçado.

Como desenhar passo a passo

Agora que temos o básico fora do caminho, aqui está um guia passo a passo de como desenhar.

  1. Observação: Antes de desenhar qualquer coisa, olhe para o objeto que está tentando desenhar. Observe os pequenos detalhes, a maneira como a luz bate no objeto e as sombras que ela cria.
  2. Esboço: Faça um esboço leve do objeto que está desenhando. Isto é apenas para colocar as proporções e o layout corretos.
  3. Preenchimento: Com as proporções e o layout corretos, agora você pode começar a preencher os detalhes. Lembre-se de considerar a sua fonte de luz.
  4. Sombreamento: Agora é hora de adicionar a profundidade ao desenho com sombreamento. Lembre-se, a luz cria sombras, portanto, quanto mais brilhante a luz, mais escuras suas sombras devem ser.
  5. Detalhes finais: Agora que o desenho básico está completo, você pode adicionar todos os pequenos detalhes que o tornam realista.

Conclusão

Desenhar é uma habilidade que exige prática. Não se sinta desencorajado se seus primeiros desenhos não saírem como você esperava. Em vez disso, use isso como motivação para continuar praticando e aperfeiçoando sua técnica. Lembre-se, todos os grandes artistas começaram como iniciantes. Feliz desenho!

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *