Dores nas pernas são reclamações frequentes de muitos brasileiros nos consultórios médicos do país. O que para muitos possa ser apenas um sinal da velhice ou âmago da vida difícil e trabalhosa, na verdade pode estar relacionado a alimentação e estilo de vida.
As reclamações em sua grande maioria apresentam-se iguais e aparentam ter os mesmo motivo. Mas com uma análise mais elaborada, é possível saber a causa da dor por meio do sintoma mas detalhado pelo paciente.
O sedentarismo é um dos motivos mais abrangentes. Encare sedentarismo não como preguiça ou atividade física nula, mas como a ausência de atividade física considerável. Muitas pessoas trabalham o dia inteiro e são sedentários. As dores desse motivo geralmente são descritas como inchaço, sensação de peso nas pernas que aumenta ao caminhar. Essas dores intensificam-se pelas varizes que podem ser relacionadas diretamente ao sedentarismo.
Outro problema bem constante relaciona-se com a alimentação do indivíduo. Alimentação rica em gordura e açúcar, além de causar inúmeros malefícios para o corpo humano, podem causar o entupimento das artérias. Esse entupimento transforma-se no estado patológico da aterosclerose, onde a circulação sanguínea é altamente prejudicada, evitando assim o transporte de oxigênio e demais elementos necessários para as células. A má circulação casa dores com aspecto de queimação da panturrilha que aumenta de cordo com o stress físico.
Esses dois motivos tem cura e podem ser tratados de maneira simples e eficaz. Mas é bom que sempre fique atento e sempre procure um médico para diagnosticar com mais precisão e receitar medicação adequada.