A descoberta dos Estados Unidos da América e sua colonização

Confira nesta matéria como foi o descobrimento e o processo de colonização dos Estados Unidos.

Já no século XIII, a Europa enfrentava grandes transformações no cenário político. Os estados nacionais estavam se formando e a economia, por meio das atividades comerciais, ganhavam cada vez mais força.

Com o avançar do império otomano na África e Europa, logo a forte cidade de Constantinopla seria conquistada, fazendo com que os europeus perdessem o acesso à Índia por meio terrestre (os otomanos cobravam duras taxas e as vezes não era possível passar). Com isso, houve a necessidade de se alcançar a Índia pelo mar.

Ingleses na América (foto: reprodução)
Ingleses na América (foto: reprodução)

As expedições ibéricas conseguiram esse feito e já no século XV conseguiram estabelecer conexões comerciais com impérios indianos. Além disso, os ibéricos descobriram novas terras e iniciaram um projeto de colonização que fazia parte da expansão imperialista no Novo Mundo.

A Descoberta da América

Tendo em vista as descobertas ibéricas, a Inglaterra logo tratou de colocar sua marinha em ação para iniciar projetos de colonização. Dizia-se que a intenção não era imperialista, visto que os motivos de superpopulação e a fuga da perseguição religiosa eram motivos mais que suficientes. Porém, mais tarde a Inglaterra iria se vangloriar pela vastidão de eu império.

Foi em meados do século XVI que as primeiras embarcações inglesas atracaram em territórios que hoje seriam parte dos Estados Unidos. Não era nenhuma descoberta, tratava-se apenas de chegar em lugares já conhecidos do império espanhol.

Colonização

As primeiras colonia inglesas não deram certo e os habitantes acabaram desaparecendo. Os motivos disso eram vários: as dificuldades em terras com plantas, animais e paisagens diferentes, frequentes ataques indígenas, falta de recursos que eram facilmente encontrados na Europa e o abandono da coroa inglesa perante os colonos.

Uma das colonias bem sucedidas foi a de Roanoke, mas devido a guerra contra a Espanha, a Inglaterra atrasou o mando de suprimentos aos  colonos em três anos. Quando os suprimentos finalmente chegaram, nada foi encontrado, apenas a palavra CROATOAN escrita numa árvore. Em 1660, colonizadores neerlandeses e suecos estavam tendo sucesso nesses lugares e logo foram subjugados ao poder inglês.

Os assentamentos ingleses na América foram se estabelecendo principalmente no século XVII. Essas colonias tinham como principal característica a multiculturalidade e os vários tipos de concepções religiosas. Grande parte dos habitantes não eram ingleses e sim europeus de vários países como Suécia, Irlanda e Holanda.

A colonização em cada Estado das Treze Colonias teve grande diferença política e econômica, fato que motivou a adoção do sistema federalista após a independência dos Estados Unidos.

 

 

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *