A Tuberculose e o tratamento

Tuberculose é uma doença que vem crescendo de maneira significativa entre os brasileiros. Para saber mais informações e conferir os tratamentos, preparamos este artigo para você.

Quem sofre com esse mal ou é próximo de alguém que já sofreu, sabe o quanto essa doença pode ser devastadora se não cuidada. Tuberculose é uma doença pulmonar que afeta quase todos os órgãos do ser humano se não tratada. A mesma é causada a partir de uma infecção, essa infecção é gerada através de uma bacteria chamada mycobacterium tuberculosis.

Uma doença contagiosa que deve ser tratada o quanto antes possível. Basicamente, a doença toma conta aos poucos do pulmão, contaminando o mesmo e dando uma sensação de gripe fortíssima, constante.

tratamento de tuberculose

Transmissão e contágio da Tuberculose

A tuberculose é uma doença transmitida através do ar, do uso de mesmos objetos pessoais e até por ficar muito próximo da tosse seca do paciente tuberculoso. Objetos como copos, pratos, talheres e xícaras não podem ser compartilhados por quem está desconfiando da doença. Todos devem ser separados e usados apenas pelo paciente. A bactéria pode ficar grudada (de modo não visível) em qualquer um desses, resultando na transmissão da doença assim que entra em contato com o outro corpo.

Sintomas

Os primeiros sintomas encontrados em pessoas tuberculosas são tosse seca, escarro com sangue, emagrecimento repentino, falta de apetite, gripe por mais de duas semanas, febre, calafrios, etc. As pessoas que estão mais sensíveis a serem contaminadas pela doença, são as que sofrem com doenças crônicas, pessoas de idade avançada, portadores do vírus HIV, moradores de rua, pessoas expostas ao frio excessivo, alcoólatras e dependentes químicos.

Tratamento

O tratamento é feito a partir de comprimidos, que tomados durante seis meses resultam na cura da doença.

1 e 2 meses: Coxcip, 1 comprimido diário.
Composição do Coxcip: pirazinamida, rifampicina, etambutol e isoniazida.

3 a 4 meses: Isoniazida e rifampicina, 1 comprimido diário de cada.

Dicas para o tratamento

O tratamento deve ser concluído mesmo que você já não esteja sofrendo com os sintomas. Ele age de maneira completa só com o fechamento dos 6 meses, proporcionando a total cura. É ideal que você tenha um acompanhamento médico e siga as orientações.

Os remédios tem o tempo de duração de exatos de 6 meses, mas caso seu médico ache que melhor seguir o tratamento, escute-o. A melhor fonte de prevenção da doença é através da vacina, fique atento ao seu tempo de vacinação e de olho em sua carteirinha. Além disso, evite o contato direto com pessoas tuberculosas.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *