Depressão é uma doença mundialmente conhecida que afeta a vida milhões de pessoas em diversas faixas etárias. É considerada uma das mais degradantes doenças em longo prazo, considerando todo o tempo em que se apresenta silenciosa e até mesmo assintomática. A depressão é mais comum depois de um período de perdas dolorosas ou acontecimentos chocantes. Não se sabe ao certo como ela pode se desenvolver, mas os casos são sempre idênticos.
O tratamento consiste no acompanhamento psicológico e na ingestão de medicamentos, mas o que muita gente não sabe é que consumir alimentos certos, poderá evitar e até combater a depressão. Segundo os dados emitidos pelo Ministério da Saúde do Brasil, só em nosso país há cerca de 24 milhões de pessoas depressivas.
Como a minha alimentação pode ajudar?
Para começar, é preciso que você entenda o quanto o nosso corpo precisa de serotonina. Essa substância é responsável por elevar o bom humor e dar sensação de saciedade. Alimentos ricos nesse tipo de substância podem ser extremamente importantes no tratamento. Denotaremos agora uma lista deles que o depressivo deve manter em sua alimentação diária:
- Castanha do Pará
- Leite desnatado
- Iogurte desnatado
- Melancia
- Laranja
- Maçã
- Abacate
- Banana
- Mel
- Ovos
Além de ricos em outros nutrientes, os alimentos que citamos acima possuem o poder de modificar completamente o seu humor. Quanto mais são ingeridas, mais distante está da depressão. Alguns dos alimentos citados acima também tem o poder de diminuir o colesterol e controlar a pressão arterial. Mas lembrando sempre que a ingestão deve ser feita em uma dieta equilibrada, o excesso de alguns como os ovos ou o abacate podem trazer aumento do colesterol ruim.
É importante também que converse com o seu médico e peça orientações. Mude sua alimentação e transforme sua qualidade de vida!Os estudos já comprovam os benefícios de uma boa alimentação a longo prazo.