Alimentos que inflamam o intestino

Inflamação do intestino

A inflamação do intestino ocorre por diversos motivos, dentre eles estão alguns bem conhecidos e outros nem tanto. Algumas doenças podem fazer parte do problema, juntamente com a ingestão de alimentos errados e em excesso, denegrindo a sua saúde de forma geral.

Quando o estado de inflamação ataca o intestino, as causas e problemas podem estar totalmente relacionadas a:

* Infecções por bactérias
* Vírus ou protozoários
* Medicamentos como anti-inflamatórios

* Doenças inflamatórias intestinais como:

  • Doença de Crohn
  • Retocolite ulcerativa

Alimentação

Decorrente de uma inflamação, o tratamento é realizado a partir de uma alimentação que restringe aqueles alimentos que possuem substâncias causadoras do aceleramento do trânsito intestinal. Esses mesmos alimentos são principalmente:

  • Leites e derivados
  • Fibras
Intestino do corpo humano. Imagem ilustrativa.
Intestino (Foto: Reprodução)

Quando ingerido numa dessas circunstâncias, ocorre que a lactose presente no alimento não é absorvida de maneira eficaz pelo intestino delgado. Então é feita uma espécie de fermentação pelo intestino grosso, esse processo produz o ácido carbônico CO2.

O mesmo ácido tem total influência e piora muito o quadro do paciente. Logo após o pH do intestino é reduzido, causando o que conhecemos como distensão. Mas uma curiosidade relacionada ao assunto, é que os iogurtes, mesmo derivados do leite, possuem baixo teor de lactose por serem naturalmente fermentados e podem ser ingeridos.

Isso faz com que os sintomas se tornem mais brandos, não especificando também quantias exatas de ingestão por dia. Contudo, é sempre válido lembrar que o quanto puder evitar, melhor. Lembrando também que o seu médico deve ser consultado em qualquer tipo de consideração.

O que pode ser “bom” ou “aceitável” para um organismo, pode acabar por ser extremamente “venenoso” para outro organismo de qualquer pessoa que sofre com o problema. Portanto, procure conversar com o seu médico e saber exatamente qual o seu real grau de inflamação e como anda o seu quadro.

Através disso, obterá alimentos que podem ou não ser consumidos, bem como a quantia de cada um deles. Os medicamentos serão receitados de maneira correta e consequentemente o seu tratamento será de acordo, possibilitando uma melhora ou o impedimento da inflamação o mais rápido possível.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *