Há muitas pessoas insatisfeitas consigo mesmas, que não se valorizam e ficam a lamentar constantemente como se a vida fosse um pesado fardo a carregar. A psicanálise pode explicar isso, chama-se complexo de inferioridade.
Algo que todos nós temos, sempre demonstramos insatisfação em alguma área, principalmente quando nos referimos a nós mesmos, contudo, se torna um distúrbio quando isso afeta diretamente a vida social.
Amor próprio – Duas palavras tão pequenas com um significado imenso, mas que para muitos parece distante ou inalcançável, a verdade é que ninguém é desprovido de amor por si mesmo, cabe somente descobrir como desenvolvê-lo.
Quando nos referimos ao verbo amar, logo associamos a parte efetiva para com o próximo. O amor, primeiramente, antes de ser demonstrado ao outro, deve ser denotado por nós. Com certeza já deve ter ouvido ou ter lido em algum lugar a seguinte frase:
“Ame a si mesmo uma, duas, três, quantas vezes precisar. Depois disso estará pronto para amar alguém.”
Para convencer a si mesmo, assim que acordar, olhe-se no espelho. Preste atenção nos traços do seu rosto, fixe o olhar e perceba o seu eu, deixando-o fluir de modo espontâneo:
“Sou uma obra prima da natureza, imagem e semelhança de Deus. Sou a força de um felino, a delicadeza e beleza de uma flor selvagem. Sou tudo isso, sou o que sou.”
Tente repetir em silêncio como se fosse um mantra, se preferir diga em voz alta e firme. Essa incentivação cerebral serve principalmente às mulheres, pois são possuidoras de maior facilidade a não aceitação da própria imagem, seja no ambiente familiar, trabalhista ou entre amigos e conhecidos.
Aceite ser o que você é, essa é a maior prova de convencimento que existe. A aceitação está em nossas atitudes, precisamos refrisá-las diariamente, desde a forma como nos vestimos até a alimentação refletida no próprio corpo.
- Seja você mesmo.
- Tenha suas próprias opiniões.
- Tire suas próprias conclusões.
- Seja uma pessoa segura de si.
- Jamais vá pelas opiniões alheias, a não ser que comungue as mesmas ideias.
O amor a si mesmo faz com que tenha atitudes positivas em relação aos outros também. É querer o bem das pessoas no dia a dia, evoluindo como ser humano.
Quem se ama de verdade procura controlar as emoções, tanto negativas quanto positivas. Acima de tudo, amor próprio significa perdoar-se sem demonstrar nenhum rancor. Ter confiança em si, segurança para continuar e seguir esta estrada chamada VIDA!