O desmatamento e a utilização desregrada dos recursos naturais sempre foi algo comum na maioria das sociedades pelo mundo e continua sendo um problema até mesmo com a quantidade de informações e estudos científicos sobre os efeitos dessa prática. Para combater essa irracionalidade cometida por inúmeras empresas de vários países, várias ONGs e instituições foram fundadas e desenvolvem trabalhos para mudar essas situação.
Muitos governos pelo mundo também começaram iniciativas e promoveram leis para que a utilização dos recursos naturais e a poluição dos meios naturais sejam feitas mediante a regras obrigatórias. Os resultados estão promissores, porém países que contem as maiores produções mundias como os Estados Unidos e a China não estão de acordo e na fazem para mudar esse quadro.
No Brasil, já existem muitas ONGs e instituições que defendem esses projetos de lei dos quais muitos já foram aprovados. Porém, o descumprimento da lei e a caça predatória de animais silvestres vem diminuindo o número de espécies nas matas do país. Os efeitos do desaparecimento de algumas espécies não são conhecido mas cientistas afirmam que uma grande desordem natural está acontecendo.
Vítimas na poluição industrial, do desmatamento e do tráfico de animais, essas espécies acabam entrando em perigo de extinção no país. Algumas delas só existem em território nacional podem desaparecer em poucos anos se as medidas corretas não forem tomadas. Confira abaixo uma pequena lista dos animais em perigo de extinção em terras brasileiras: