Ao longo da existência da humanidade, muitos animais que compõe o meio ambiente, tiveram suas espécies exterminadas por causa da poluição atmosférica, dos rios e nascentes, da degradação da mata, bem como a exploração, a caça e o tráfico de inúmeros tipos de animais. Esses são os fatores predominantes para a grande extinção visivelmente observada nos dias atuais.
Todas as espécies de seres vivos, sejam animais ou vegetais, são fundamentais para o ambiente, a sua ausência pode acarretar consequências bastante prejudiciais, tanto para as outras espécies quanto para o próprio homem. A falta de consciência, respeito e responsabilidade que parte da humanidade possui, está sendo determinante para o desaparecimento de milhares de animais da face da terra.
Apesar de o processo da extinção ser considerado como algo natural que irá acontecer com determinadas espécies, como aconteceu a cerca de 3 bilhões de anos atrás, o que ficou após esse período extinguiram-se mais rapidamente devido as ações citadas anteriormente. A extinção de determinadas espécies acabam gerado desequilíbrios ecológicos, e incontáveis perturbações de curto, médio e longo prazo, abalando todo os ecossistemas naturais.
Somente no Brasil, segundo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), existe atualmente um total de 130 espécies e subespécies ameaçadas de extinção, desde insetos, invertebrados terrestres, como aranhas, minhocas, além de mais 300 espécies animais. Os atos que provocam a extinção ainda continuam ameaçando aproximadamente mais de 900 outras espécies existentes.
Confira a lista de animais em extinção no Brasil:
-
Cervo-do-pantanal
-
Onça-pintada
-
Mono-carvoeiro
-
Pica-pau-de-cara-amarela
-
Ararinha-azul
-
Mutum-do-nordeste
-
Mico-leão-dourado
-
Tartaruga-de-couro