Inúmeras mulheres se queixam por ter que suportar todos os meses, a vinda do fluxo menstrual, que além de ser um tanto incômodo ainda podem surtir outros sintomas desagradáveis como as terríveis cólicas, inchaços, irritabilidade e etc. A solução vista por muitas está na suspensão da menstruação, que deve ser realizado com acompanhamento médico, é eficiente pois além de alívio esse sintomas, também contribui para o tratamento de alguns problemas da saúde feminina, como miomas e cistos de ovário.
Apesar de existir uma polêmica acerca da interrupção do fluxo, uma vez que o mesmo identifique o período de fertilidade, ovulação e todo os processos do sistema reprodutivo feminino, muitos especialistas afirmam que a medida divide pode aumentar a satisfação e qualidade de vida de mulheres que porventura ainda não conseguem lidar com a quantidade, como sangramentos excessivos, dismenorreia e os demais sintomas que sofrem por causa desse evento natural.
Evitando os Sintomas da Menstruação
Além dos sintomas inconvenientes, a mulher que tem fluxo acima do normal, pode desenvolver problemas de anemias, uma vez que é impossível repor o sangue perdido até que se chegue ao próximo ciclo. Em todos os casos, a indicação deve ser analisada pelo médico ginecologista, o mesmo terá noção esclarecida sobre as vantagens e o tipo de método utilizar para suspender o fluxo sem comprometer a saúde da paciente.
Métodos
Existem três diferentes métodos que ajudam a suspender de maneira definitiva por tempo ilimitado a menstruação. A primeira dica está no uso de pílulas anticoncepcionais sem interrupção, ou seja, são ingeridas todos os dias e não possuem intervalo entre as cartelas. Esse é o método mais barato e requer acompanhamento médico que irá ajudar na melhor escolha do medicamento de acordo com a aceitação do seu organismo.
Outro método também utilizado para essa finalidade é o uso de injeções mensais ou trimestrais contidas de hormônios liberadores de gonadotrofinas, capazes de estimular a produção de progesterona, testosterona e estrógeno. É muito utilizado no tratamento de miomas, cistos de ovário e endometriose. A última opção é a inserção do DIU – dispositivo ou sistema intrauterino em forma de T com um reservatório de até 52mg do hormônio levonorgestrel.
Possui duração de aproximadamente cinco anos. Mas apesar de ser indicado para suspender a menstruação, algumas mulheres não reagem bem e acabam tendo apenas uma diminuição do fluxo. Por isso é importante o acompanhamento de um médico, que junto ao paciente escolherá o melhor método a ser utilizado. É importante frisar que esses métodos são inicialmente indicados para inibir a ovulação, portanto, as mulheres que desejam engravidar não podem fazer uso dos mesmos.