Uma das formas mais utilizadas pelas mulheres para evitar a concepção ou gravidez em relações sexuais desprotegidas é o consumo de pílulas anticoncepcionais. Essas pílulas contém quantidades adequadas de hormônios que controlam os processos hormonais na mulher e impedem que ocorra a ovulação.
Apesar de ser um método muito seguro, há possibilidades de acontecer alguma falha nesse complexo processo. Mesmo se a mulher fizer tudo direito e nas horas certas, as chances não engravidar são de 98%, ou seja, há 2% de chance de gravidez.
Devido as chances serem muito pequenas, uma coisa é certa: pode acontecer. Mas nada de pânico, pois não são com essas chances que a mulher tem de se preocupar, pois elas são bastante remotas.
Engravidar Tomando Anticoncepcional
Existem alguns motivos específicos que podem fazer com que mesmo tomando anticoncepcional, a remota chance de 2% aumente drasticamente e possa elucidar a uma gravidez. Para que isso aconteça alguns fatores devem ser levados em consideração.
Antibióticos e Remédios fortes – o consumo de antibióticos e remédios de tarja preta, por exemplo, diminui a eficácia hormonal da pílula, possibilitando uma maior chance de gravidez. Para que isso seja evitado, a melhor maneira levar o remédio até o médico ginecologista e pedir para que ele esclareça os riscos e o que deve ser feito.
Intervalo entre cartelas e troca de pílulas – a troca de cartelas ocorre quando a cartela de anticoncepcionais termina e mulher tem de esperar um tempo para começar a tomar a próxima. Apesar das chances de gravidez serem pequenas, elas existem e qualquer relação sexual sem preservativos deve ser evitada. A troca de tipo de anticoncepcional também pode causar um desequilíbrio hormonal. Por isso, nas duas primeiras semanas é aconselhável ter relações sexuai só com o uso de preservativos.
Não tomar a pílula sempre na mesma hora – esquecer de tomar a pílula nos horários certos pode não prejudicar nas primeiras duas ou três vezes, porém esquecer constantemente pode aumentar sim os riscos de gravidez.
Esquecer de tomar a pílula – Esquecer um dia se quer já prejudica todo o processo. Quando a mulher esquecer várias vezes no mês, o aconselhável é não ter relações sexuais desprotegidas enquanto não iniciar uma nova cartela e segui-la corretamente.
Vômito em até duas horas depois de tomar a pílula – por diversos motivos isso pode acontecer e nesse caso, a mulher deve tomar outra pílula anticoncepcional para que o efeito aconteça de fato.