Obter lucros a partir de dividendos é o sonho de muita gente, contudo, poucas pessoas sabem o que, e de quanto precisam, para iniciar as aplicações em ações. Para esclarecer algumas dúvidas deste ramo dos negócios, continue acompanhando este artigo.
O que é dividendo?
Antes de mergulhar no assunto, vamos saber sobre os dividendos. Quando determinada empresa garante lucros, o faturamento é dividido entre os acionistas. Para simplificar, o dividendo é de certa maneira uma “dívida” dessa mesma empresa com os seus acionistas.
Esses acionistas são pessoas que investem e garantem o crescimento da organização por meio de faturamentos, quanto maior o faturamento, mais dividendos possuirão. Em contrapartida, nos casos de crises financeiras, sejam elas internas ou externas, correm o risco de não obter lucro algum.
O que são ações e como comprá-las?
As ações tratam-se de uma parte que pode ser negociada na bolsa de valores, uma pessoa que compra uma ação, mesmo que pequena, torna-se sócio de uma empresa.
Essas são classificadas como:
- Ordinária normativa – No qual o acionista tem direito sobre as decisões tomadas na empresa.
- Preferencial normativa – Onde o acionista não tem direito de atuar nas decisões da empresa, mas recebe os dividendos normalmente.
Observação: Os dividendos nem sempre são distribuídos de acordo com as classificações das ações.
Para comprar uma ação é necessário investir primeiro e ter intermediários financeiros como corretoras ou profissionais voltados à análise de mercado (esses informarão os melhores momentos para compra e venda de títulos).
Para esse tipo de investimento, as opções existentes são:
- À vista – Compra e venda estabelecida no pregão.
- A termo – Compra ou venda no mercado de ações com um valor fixado.
- De opções – Negociados os direitos de compra e venda em um lote de ações, com prazo e exercícios pré-estabelecidos.
Na compra de ações você pode optar pelo fundo de investimento, cada um dos investidores possuem uma cota correspondente ao fundo total, todo fundo precisa de um coordenador que avalia as compras e vendas das ações, pois devem estar de acordo com sua conduta de investimento.
Outra forma de comprar ações é entrar em um clube de investimentos, esse possui um caráter menos formal, quanto mais pessoas entrarem, mais ações poderão ser compradas e não necessitará de um coordenador específico para avaliar. A vantagem é que no clube de investimento você terá maior liberdade.
Se preferir optar pela forma individual, controlará as ações de compra e venda, escolhendo quais ações comprar e as melhores. Poderá contar também com consultadores de corretoras que lhe orientará sobre os melhores investimentos a fazer naquele instante.
Observação: Atualmente os bancos são os que mais oferecem títulos aos clientes para investir e obter lucros!