Informar venda do veículo
A intenção de informar a venda do seu veículo é deixar claro perante o Detran que você não tem ligação e nem responsabilidade com o veículo antigo, isso o isentará de eventuais problemas. As penalidades a partir de então, passam a ser de inteira responsabilidade do comprador do mesmo.
Dentro de um prazo de 30 dias, o vendedor deverá mandar uma cópia autenticada da transferência de propriedade ao Detran. A assinatura e a data presente nos documentos são indispensáveis.
Pessoalmente
Os documentos necessários para dar início ao procedimento são:
» Documentos de identificação pessoal
» Certificado de Registro de Veículo
» Requerimento de Comunicação de Venda
» CPF
Para conseguir o requerimento, você precisa se dirigir ao site oficial do Detran de SP, clicando AQUI.
Quando a documentação estiver totalmente em suas mãos, basta se dirigir à uma agência do Detran dentro do estado de São Paulo e dar início ao procedimento. Apresente os documentos à um funcionário que o dirigirá até o responsável pela transferência. A partir de então é só seguir os passos estabelecidos por ele.
Para aqueles que moram na capital, basta apenas se dirigir à uma agência do Detran. Já para os que residem no interior, também é possível que apresente a documentação em órgãos como os Ciretrans ou a Seção de Trânsito. No Poupatempo também é possível dar procedimento ao trâmite.
Contudo é necessário que você faça uma espécie de agendamento, antes da visita.
Via internet
No caso de informação pela internet, você terá que acessar o site www.detran.sp.gov.br. Depois disso, faça o seu cadastro no site e tenha um login e senha. Logo após dirija-se até à opção “Solicitação de Comunicação de Venda”, digite então o número do seu RENAVAM e avance.
Aparecerá uma tela com dados à serem preenchidos. Depois disso, indique se o comprador é pessoa física ou jurídica. Digite o CPF ou CNPJ do mesmo e dê as informações sobre a documentação. Após conferir todos os dados, clique em “Confirmar”. Você terá que enviar os seguintes documentos via Correios:
» Cópia autenticada do Certificado de Registro de Veículo
» Cópia simples do RG e CPF ou da Carteira Nacional de Habilitação (com foto)
Você terá o prazo de 15 dias para enviar a documentação necessária para dar continuidade ao trâmite de transferência. O encaminhamento feito pela internet não será validado enquanto não houver o depósito feito através de uma agência do Correios.