Todo mundo estudou na escola os processos de transformação dos estados físicos da água (sólido, líquido e gasoso) que ocorrem na natureza. Quando a água passa do estado líquido para o sólido, denominamos tal situação como solidificação, a qual pode acontecer na natureza em regiões de muito frio ou através de meios humanos, como é o caso das geladeiras.
No entanto as geladeiras costumam gastar um tempo bem significante quando se trata de congelar a água até que ela se transforme em gelo, tal procedimento pode ser realizado de forma bem mais rápida por meio de uma experiência química bem simples, confira:
Materiais necessários
- Uma grande quantidade de acetato de sódio, a recomendação é que a proporção seja de 70 a 80g para cada 100ml de água.
- Recipiente que possa ser aquecido, como um panela.
- Figrorífico (opcional).
- Água.
- Fogão.
Procedimento
- Dissolva algumas colheres do acetado de sódio em um recipiente com água bastante quente, é preciso que na mistura final o acetato de sódio esteja totalmente diluído na água.
- Espere a mistura se esfriar até atingir a temperatura local do ambiente, se você puder colocá-la dentro do frigorífico será mais rápido o processo.
- Para que aconteça a solidificação é necessário colocar uma pequena quantidade de acetato de sódio sólido ou até mesmo provocar um deslocamento brusco no líquido.
- Agora é só observar todo o processo acontecendo.
Vídeo:
Explicação
Era necessário que a água onde o acetato de sódio seria dissolvido estivesse quente porque a quantidade era ampla e devido ao fato do ponto de fusão deste elemento químico ser 54° C, em outras palavras, quando ele está acima dessa temperatura fica em seu estado líquido.
Assim, quando tal mistura começa a resfriar o sal que ela contém irá se desestabilizar aspirando voltar ao seu estado sólido. Entretanto, caso haja alguma impureza dentro da mistura ou caso a solução não se movimente o processo de solidificação não se iniciará.
O acetato de sódio é um elemento de se solificará somente na situação que acabou de ser descrita, pois se ele for esfriado estando em repouso estará abaixo do seu ponto de fusão, devendo portanto se manter em seu estado líquido.
Utilizando uma bactéria
Outra forma bastante interessante de se congelar água é utilizando uma bactéria chamada Pseudomonas Syringar, a qual gasta apenas alguns segundos para transformar uma jarra cheia de água em gelo. Tal procedimento utiliza como base o mesmo princípio utilizado para explicar como os flocos de neve se formam na atmosfera.
Tal bactéria utiliza uma de suas características das proteínas que recobrem toda sua membrana superficial, fazendo com que a proteína crie um suporte no qual todas as moléculas de água começam a se prender. Tal aparato também é capaz de enviar orientações de modo que as moléculas formem cristais de gelo.
Vídeo: