Articulação do joelho
O joelho é uma articulação de alguns mamíferos e exclusivamente do corpo humano. Há dois pontos de sustentação importantíssimos, sendo esses, o fêmur e o tíbia. Os ligamentos encontrados tem a função de manter o equilíbrio perfeito dos joelhos e estabilizar o corpo de forma geral.
Uma articulação está baseada nos meniscos, ligamentos, cápsula e os músculos. Além disso, a estrutura óssea é completamente voltada para a sustentação do corpo de forma geral. Cada um tem sua função. Contudo, o joelho precisa de auxiliadores para se manter.
Estrutura óssea
► Fêmur
► Côndilos laterais
► Côndilos mediais
► Patela
► Tíbia
► Menisco
► Peróneo
Antes de mais nada, temos a estrutura óssea começando pelo Fêmur que faz ligação com a Tíbia e outros ossos. Todos juntos tem a intenção de formar uma base para estruturar todo o corpo. Qualquer lesão pode ser fatal para o funcionamento do mesmo.
Todos os ossos são ligados e tem função de auxiliar uns aos outros para que haja a prática de caminhar, dobrar os joelhos, correr e tantas outras atividades bruscas. Tendemos a não nos preocupar com lesões nos joelhos, o que é um erro, procure sempre saber sobre a saúde dos mesmos.
Ligamentos
► Côndilo lateral do Fêmur – Este é responsável por fazer uma ligação dentro da capsula. Esse tem como principal função impedir que haja o escorregamento do Tíbia.
► Côndilo medial do Fêmur – Ligação incomum, responsável por resultar força ao local de tração entre o ligamento.
► Patela – Responsável pela ligação entre os ossos da Patela a Tíbia. Ele ajuda no dobramento da área do joelho. É usado também para tampar os côndilos femorais.
► Epicôndilo Medial do Fêmur – Esse é responsável por fazer a proteção da parte medial do Fêmur.
► Epicôndilo Lateral do Fêmur – Esse, por sua vez, protege a parte lateral do Fêmur.
► Área Intercondilar da Tíbia Côndilo lateral do Fêmur – Os ligamentos feitos são todos os que restam para a junção completa de toda estrutura óssea.