Algo natural que acontece com todas as mulheres é o chamado ciclo menstrual, trata-se da perda de sangue em um período entre 3 à 8 dias. Geralmente, dependendo do biotipo da mulher, o ciclo pode variar para mais ou para menos.
A primeira menstruação ocorre no início da puberdade feminina, por volta dos 12 anos de idade. A partir desta fase deve-se seguir o ciclo até por volta dos 50 anos de idade, quando a mulher entra na menopausa.
Em algumas, há a chamada menstruação desregulada, que pode ser causada por problemas hormonais, síndrome em ovários, problemas na tireoide, miomas uterinos e estresse. Isso acontece em um ciclo inferior a 25 dias ou superior a 30 dias. A menstruação desregulada aumenta as chances de gravidez, justamente por não ter controle sobre seu período fértil.
Os sintomas mais comuns da menstruação são:
- Dor abdominal;
- Alteração de humor;
- Mamas sensíveis;
- Dor de cabeça;
- Náuseas (em alguns casos).
Menstruação atrasada
É normal que o atraso ocorra entre 3 e 5 dias, considerado o atraso não-gravidez. Há diversas situações que podem levar a ele como:
- Fortes emoções;
- Estresse;
- Abuso no consumo de bebidas que possuem cafeína ou alcoólicas.
Você pode evitar tal problema por meio de exercícios que devem ser feitos regularmente e o uso de preservativos nas relações íntimas, mesmo tomando o anticoncepcional, em caso de menstruação atrasada.
Também opte pelo chá de canela, pois possui ativos que aceleram a menstruação 1 ou 2 dias. No entanto, se houver suspeita de gravidez, procure um exame.
Anticoncepcional
Anticoncepcional é o método mais utilizado por muitas mulheres para evitar a gravidez. A ingestão da pílula só pode ser realizada após a consulta ao ginecologista, essa contém hormônios como estrogênio e progestogênio.
São 21 comprimidos que devem ser consumidos regularmente todos os dias. Em seu intervalo, deve-se ocorrer um sangramento mais escuro e de menor quantidade em relação a menstruação normal. Durante as primeiras semanas é comum que sinta efeitos colaterais como:
- Náusea e vômito;
- Dor de cabeça;
- Aumento de sensibilidade da mama.
São reações normais já que o organismo está se adaptando ao novo ambiente hormonal, esses confortos diminuem com o passar dos meses.