O forró é um ritmo bem “abrasileirado” que teve origem no nordeste e logo se popularizou pelo resto do país. Pode-se dizer que a dança é a identidade do povo nordestino. É um ritmo que deve ser obrigatoriamente dançado em dupla, com passos sincronizados o casal evolui gradativamente, chegando a desenvolver um estilo próprio.
A verdade é que existem vários estilos da mesma dança. O mais comum deles é o famoso “forró pé de serra”, depois desse teremos um mais atual, o “forró universitário”. A escolha da categoria dependerá do casal e seu nível de aprendizado.
Forró
O método principal de movimento é chamado de um-a-um, mais precisamente um passo para frente / um passo para trás. O ritmo vai sendo acelerado ou diminuído conforme a levada musical.
Existem pessoas que ainda não possuem molejo, é preciso adaptação. Não há segredo. Basta deixar ser levado pelo ritmo. Já no forró universitário, o compasso é de dois-a-dois e tem como passo principal o chamado dobradiça, no qual há uma abertura lateral de um dos parceiros como se fosse uma porta. Alguns giros também são importantes.
Preços
Os preços de cursos nessa modalidade podem variar conforme a localidade onde as aulas serão praticadas. Mas há uma média entre R$ 75 a R$ 190 por pessoa. Orientamos que pesquise em sua cidade e tire suas próprias conclusões.
Informações
→ O forró ajuda a se interagir com outras pessoas e a inovar os próprios passos.
→ Quando estiver em um nível elevado, dominando todos os passos, é hora de caprichar no figurino e ir para o baile.
→ Assuma o papel de cavalheiro e ela deverá assumir o lugar da dama.
→ Durante a dança, mantenha a boa conduta.
→ O respeito, não apenas no forró, mas em qualquer outro estilo e em qualquer âmbito, é essencial.
→ Os verdadeiros dançarinos não são medidos a partir de seus passos. O importante é a atitude, a conduta e o quanto a dança pode se tornar prazerosa a ambos.