Batata germinada faz mal?
A batata germinada é um estado do legume em que ela “passou do ponto” e está imprópria para o consumo humano. Você com certeza já deve ter se deparado com uma batata que tinha em sua superfície espécies de crescimento das suas entranhas. Ela fica bem parecida com novas germinações sobre a parte plana do corpo. Além é claro, de uma cor esverdeada bem característica.
Ainda com a aparência denegrida, é possível que muita gente faça a ingestão desse tipo de alimento, contudo ele é altamente prejudicial à saúde e nada recomendado. Para entender melhor você precisa saber que os vegetais solanáceas como:
- Batatas
- Tomate
- Berinjela
- Jiló
- Pimentão
Possuem em si uma substância glicoalcalóide chamada solanina. Essa é totalmente prejudicial à saúde fazendo com que seja possível a repressão do sistema nervoso, além da possibilidade de provocar transtornos gastrointestinais. Contudo, o caso mais grave de germinação ocorre pela batata inglesa, chegando a ter cerca de 90% de sua casca formada pela solanina. Para que ela não entre em estado de germinação, será necessário que tenha alguns cuidados com o legume, bem como:
- Armazene-a longe da luz solar
- Descarte toda a casca
- Cozinhe na água fervente
Jamais faça ingestão de batatas cruas, principalmente se essas estiverem em estado de germinação. As batatas germinadas podem causar disfunções como:
- Cólicas
- Diarreia
- Arritmia cardíaca
- Vômitos
Batatas que se apresentam enrugadas ou esponjosas e, principalmente, com superfícies crespas não são recomendadas para o uso. Ela deve estar sempre em cor amarelada/bege, sem apresentação de tubérculos sobre a face. Todos os alimentos devem estar bem tratados para o consumo humano, a ingestão do impróprio pode ser totalmente agravante a sua saúde.