Ele é o companheiro de todo brasileiro nas manhãs, após o almoço e até no fim de tarde. A referência é o café, produto que há muito tempo caiu no gosto de várias pessoas, seja ele expresso ou o tradicional.
O café é o parceiro de todas horas de poetas, escritores, professores, empresários, entre outros. Enquanto desenvolvem seu trabalho, ao lado está a xícara de café para um “estímulo a mais”. E por falar em estímulo, a bebida é um forte estimulante, justamente por possuir em sua composição a cafeína.
O composto químico é encontrado em diversas plantas, assim como no guaraná. O consumo em grande quantidade pode provocar alterações no indivíduo como:
- Alterações de humor
- Dores de cabeça
- Insônia
As altas doses incitam o sistema nervoso central, podendo chegar a ser letal.
Por mais que comprovem os benefícios da bebida, como o estímulo da memória, pesquisadores de uma universidade norte-americana relatam que o café quando consumido em excesso traz consigo muitos malefícios, como:
- Enfraquecimento do organismo
- Surgimento de polipos
- Afecções dermatológicas
- Surgimento de verrugas
- Irritações nas mucosas intestinais
Além dos problemas citados acima, o café também acelera os batimentos cardíacos fazendo com que haja perturbações quanto a frequência do ritmo.
Pessoas que possuem problemas cardíacos, principalmente como arritmia não podem consumir a bebida. É importante lembrar que o café ingerido de forma pura por muito tempo, sem o acompanhamento de algum alimento pode desenvolver gastrite e/ou úlcera.
Mas calma, ele não possui somente malefícios, também apresenta benefícios à saúde quando ingerido de forma correta. Veja:
- Previne doenças como Mal de Parkinson, depressão e diabetes
- Contém vitamina B
- Minerais como Potássio e Cálcio
- O consumo moderado pode baixar o cancro da próstata
- Melhora a oxigenação do sangue
Bom, depois de ter lido esta interessante matéria, que tal tomar aquele cafézinho? Mas nada de exageros, viu? Aproveite!