O Fisiculturismo Feminino
O Fisiculturismo é uma categoria esportiva com finalidade do aumento de massa muscular e a definição de todos os músculos do corpo. Há o fisiculturismo feminino e o masculino. As disputas são diferentes para cada categoria. No início, havia somente fisiculturistas masculinos e com o tempo, as mulheres aderiram a prática.
Precisamente no ano de 1970, elas começaram a se empenhar em seus exercícios físicos e intensificar o corpo. As primeiras exibições ocorridas, aconteceram no Estados Unidos. Depois desse período, muitas outras academias abriram as portas para que as mulheres treinassem pesado, definindo seus músculos e aumentando-os.
Avaliações
No Brasil, ainda existem poucas academias especializadas no fisiculturismo, contudo essa demanda vem crescendo a cada ano. Na hora de uma avaliação, o que é observado primeiramente são: volume muscular e definição. Há outros critérios que fazem parte da competição, bem como:
► Proporção
► Simetria
► Densidade
Todas as fisiculturistas tem uma área na qual se identificam. Nessa geralmente, é onde está seu empenho para o treino. Devido o grande volume de massa muscular e a aparência “masculina”, as mulheres acabam por sofrer preconceito em todos os lugares onde vão.
O preconceito
Segundo a sociedade, o corpo feminino não deve ser volumoso ou definido da maneira como essas mulheres preferem. Por isso, elas criaram uma espécie de comunidade feminista fisiculturista que luta contra o preconceito já há alguns anos. Defendem a sexualidade, seu modo de ver a vida e principalmente, a maneira como preferem o próprio corpo.
O assunto já tomou níveis absurdos envolvendo críticos e simpatizantes. Contudo, a instituição de defesa só vem crescendo e a cada dia buscando direitos de cidadãs. O fisiculturismo é a salvação de muitas mulheres em depressão que tiveram perdas significativas e auxiliar em várias outras doenças, como o câncer de mama.