A menstruação é um período importante e essencial para o corpo da mulher , pois trata-se de um período onde há o descarte de materiais orgânicos que não serão mais necessários (todo o material da parede do endométrio) devido a não fecundação do óvulo e também todo o processo de produção hormonal para o próximo mês.
A aparência da menstruação também pode indicar que alguma coisa está acontecendo em seu corpo. Quando a menstruação vem com coloração mais escura, por exemplo, puxando para um vermelho muito escuro, marrom ou até preto, é necessário que a mulher se atente para possíveis complicações que podem estar acontecendo.
Menstruação escura pode ser normal
Apesar de tudo, existem algumas situações em que a menstruação escura não significa nada de ruim. Nessas ocasiões, a mulher pode ficar despreocupada, porém atenta para perceber se haverá outras alterações. Normalmente, em mulheres com o ciclo menstrual regular, é normal que a menstruação venha escura início ou no fim do ciclo.
Um dos motivos que podem desencadear o escurecimento da menstruação é a troca do tipo de pílula anticoncepcional. A alteração hormonal pode favorecer esse tipo de sintoma e não representa nenhum risco. Mulheres que utilizaram a pílula do dia seguinte recentemente também podem ter esse sintoma pelo mesmo motivo.
Outros possíveis motivos
Quando a menstruação é como borra de café, preta ou marrom, deve-se atentar a outros motivos. As vezes, pode ser algum tipo de efeito colateral ou reação a algum medicamento ou outro tipo de alteração hormonal. Mas também pode significar o início de uma gravidez ou a incidência de alguma DST, recente ou não.
A menstruação dessa coloração descrita acima também pode estar associada a outros tipos de complicações como em quadros de endometriose, também de miomatose e inflamações uterinas. Em qualquer caso, o melhor a fazer é investigar junto ao ginecologista os motivos. Por meio de exames específicos é possível determinar a causa e iniciar o tratamento. Quanto mais cedo, melhor.