Célula responsável pelo transporte oxigênio
O processo de transporte de oxigênio é feito numa sucessão de procedimentos. Além do oxigênio é possível transportar uma pequena porcentagem de gás carbônico, passado exclusivamente pela hemoglobina. O mesmo funciona de maneira com que as hemácias (células transmissoras) passem fazendo a transmissão de oxigênio.
Essas geralmente são estocadas no baço, tendo duas principais funções: liberar hemácias novas e saudáveis e fazer a destruição de hemácias velhas, isso dentro da hemoglobina. A hemoglobina também é responsável pela coloração das células, chamadas de células vermelhas, pois estão presente no citoplasma.
As hemácias (células transmissoras) possuem característica anucleadas e estão em formato bicôncavos. A estimativa que se tem é que, em cada milímetro de sangue encontrado no corpo humano, contenha cerca de 5 mil hemácias. Todas fazendo parte de uma unidade morfológica do sangue.
Há estudiosos que deram-lhe os nomes de eritrócitos ou glóbulos vermelhos. Já para a hemoglobina o nome dado foi globulinas. O oxigênio transportado deve chegar sem interrupções aos tecidos. Esses mesmos glóbulos vermelhos vivem apenas 120 dias.
Depois disso o processo de renovação é feito. Sendo responsáveis pela coloração aparente do sangue, sua principal característica é a osmolaridade de membranas. Dentro dessas células é que está o ferro do nosso corpo, bem como o nosso DNA.
Podem conter algumas diferenças em animais e seres humanos, contudo, ela possui os mesmos traços em todos os mamíferos.
Especificações
Elementos/Características – Hemácias.
Forma – Discoidal.
Tamanho – 7 a 8.
Número – 4,5 a 5,5 milhões/mm3.
Núcleo – Não há.
Citoplasma – Homogêneo com hemoglobina.
Grânulos – Não há.
Coloração usual – Rósea.
Os valores eritrócitos, hemoglobina e hematócritos podem ser alterados de acordo com a idade, gravidez e sexo.