Ciência da Natureza

As ciências naturais surgiram numa tentativa de racionalizar os fenômenos e estuda-los por meio dos métodos científicos. Saiba mais a respeito clicando no post.

As ciências naturais são um fruto de esforço intelectual principalmente do final da idade média e início da modernidade. A ideia de ciência surge na necessidade contemplativa do pensamento natural e investigações acerca dos eventos e fenômenos da natureza de maneira secular.

Desde a Grécia antiga, os estudos filosóficos sobre o homem e os eventos naturais já se mostravam articulados a uma racionalização do conhecimento. No entanto, a Europa só faria isso ao fim da idade média, quando as rédeas da igreja católica se soltassem para o avançar do protestantismo e quando o pensamento racional, livre da maioria dos dogmatismos cristãos, se convertesse em discurso autorizado, ou seja, científico.

Estudos da natureza
Estudos da natureza

Ciências Naturais

A filosofia natural já estudava sobre o mundo físico antes mesmo desse discurso se tornar ciência. Porém, a aproximação demasiada com o cristianismo dificultava a proficiência final. Com a utilização do método intuitivo e o distanciamento dos dogmas religiosos, as ciências naturais alcançaram resultados antes inestimáveis.

A ciências naturais são uma divisão de conhecimentos que diferente das ciências humanas, estudam somente os fenômenos da natureza e suas potencialidades, ou seja, tudo que esteja relacionado aos astros, aos fenômenos físicos e químicos, aos animais e dinâmicas dos seres vivos, etc.

As matérias que hoje em dia compõem as ciências naturais são seis, consideradas pelos cursos nas melhores universidades do Brasil e do mundo. São elas:

Astronomia, que estuda os movimentos e fenômenos envolvendo os astros como planetas, estrelas, cometas, etc; Física, que se ocupa do estudo das forças fundamentais que regem o universo em leis naturais, suas interações e ações no meio físico, etc; Química, que se ocupa na área científica em nível molecular e atômico, estudando as estruturas dos elementos.

Biologia, que estuda os sistemas celulares, os seres vivos e suas interações com o meio; Ciências da terra, que se ocupa do estudo do planeta terra, condições climáticas, tipos de rochas, eventos naturais, entre outro; Horologia, que se ocupa dos instrumentos de medição como relógios, hidrômetros, etc.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *