Com que idade?
As mulheres que desejam fazer a ligação das trompas, devem ter no mínimo 25 anos e mais de dois filhos. Não é permitido, segundo as leis brasileiras, que a cirurgia seja feita fora desses parâmetros. Também não é indicado, que haja a cirurgia logo após o momento em que a mesma tenha dado a luz.
Não é permitido que essa mesma cirurgia comece seus procedimentos após uma cesariana, só no caso de apresentar problemas sérios de saúde e não houver outras opções referentes. Também está aberto a exceção de ter feito mais de uma cesariana. Um problema muito grave de desrespeito a essa Lei ocorre no nordeste anualmente.
Em alguns estados brasileiros, a vida sexual das mulheres e o dever de mãe e dona de casa, começam muito cedo. Há mulheres de apenas 19 anos, que desejam fazer a cirurgia de ligação das trompas. Embora seja ilegal, há muitos médicos que optam para solucionar a demanda enorme de crianças nascidas por lá.
É a melhor opção?
Embora essa seja uma opção, não é a mais indicado por vários médicos. Existem outros métodos seguros para evitar a gravidez indesejada, como o nó nas trompas. Esse processo é de grande eficácia e pode ser desfeito a qualquer momento da vida jovem de uma mulher. Com isso, ainda que seja fecundada, o espermatozoide não chegará ao seu destino.
A ligação é um procedimento sem volta, não há a possibilidade de engravidar novamente caso seja feito. Por isso, muitos médicos indicam que o melhor, a mulheres com na faixa de 25 anos, é fazer apenas o nó nas trompas. Não existem casos registrados de problemas referentes a pessoas que fizeram a cirurgia.
Como fazer?
Obviamente, você terá de fazer vários exames para saber se esses apresentam problemas ou não. Se há interesse em fazer uma ligação ou o nó nas trompas, procure seu ginecologista e peça orientações. Só ele poderá dizer abertamente como funciona e qual o melhor método para o seu caso, considerando que pessoas diferentes tem necessidades diferentes.