Muitas vezes não é preciso ter ventilador ou ar-condicionado para obter frescor em casa, principalmente quando se trata de apartamentos. Você pode muito bem deixar sua casa fresquinha e manter longe os ácaros e fungos, por meio de uma limpeza diária.
⇒ 1° dica: Deixe as janelas abertas durante o dia, fazendo a luminosidade do sol penetre nos cômodos. Desta maneira afastará a proliferação de fungos e ácaros, pois os mesmos preferem ambientes úmidos e escuros. Também estará preservando a saúde de sua família.
Observação: Com as janelas abertas, a economia de luz pode ultrapassar os 30 %. Principalmente na época do horário de verão.
⇒ 2° dica: Sua casa tem que possuir cores neutras como branco, creme claro e outras. Ainda que feche as janelas, o ambiente continuará claro e arejado.
Observação: Ao invés de usar cortina convencional nas janelas da sala ou do quarto, prefira persianas, elas não acumulam fungos.
⇒ 3° dica: Na decoração, principalmente na sala, prefira materiais frios como mesinha central de vidro e pedras. Eles contribuem para o equilíbrio da temperatura do ambiente.
Na sala, os móveis devem estar espaçados uns dos outros, bem como os sofás da mesinha central e algum outro material que sirva de enfeite.
⇒ 4° dica: Caso esteja construindo ou reformando sua casa, pense no telhado verde. Isso mesmo. Trata-se de uma forma sustentável com gramas no teto. Elas tem o poder de reter o calor, deixando a casa mais fresca em seu interior.
⇒ 5° dica: Mesmo que seja caro, dê prioridade às lâmpadas de LED. Elas são capazes de gerar menos calor. Diminua a intensidade da luz dos cômodos a partir das arandelas, no qual fazem com que a iluminação seja indireta.
⇒ 6° dica: Use telas mosqueteiras na porta e nas janelas, desta maneira poderá deixar as janelas abertas e o ar fresco da noite entrar pela casa, simultaneamente impedindo que mosquitos e outros insetos entrem na residência.
⇒ 7° dica: Caso não seja possível colocar o “telhado verde”, use telhas transparentes nas quais a luz do sol pode transpassar, deixando o ambiente mais fresco. Outra opção é fazer um pequeno jardim interno.
⇒ 8° dica: Reduza a quantidade de móveis no ambiente. Deixe o espaço “respirar”. Abuse dos vasos de flores e plantas em locais estratégicos.
Viu? São dicas simples que fazem toda diferença. Com certeza você terá bons resultados, principalmente relacionados a saúde.