Como é o movimento de um moinho?

Para mais informações sobre o movimento dos moinhos de vento, confira este artigo. Encontre muitas curiosidades sobre esse engenho tão antigo.

Movimento do moinho de vento

Os moinhos de vento são um dos apetrechos mais antigos do mundo. Eles serviam para que os nossos ancestrais tivessem a noção de onde o vento se manifestava. Dessa maneira, segundo eles, era possível obter muitas respostas a respeito do tempo.

Eles funcionam de uma maneira bem simples, seguiam em direção ao vento orientando aqueles que seguiriam em embarcações, já que todos os barcos eram feitos a base de madeira e não havia nenhum tipo de direcionamento e não possuíam motor.

Naquela época, suas estruturas eram arquitetadas (os maiores) através de cimento e papéis (material extremamente raro para o período), isso ocorreu por volta do fim da Idade Média. O movimento de um moinho é exclusivamente dependente do vento. O vento é quem definitivamente está responsável pela tarefa.

Os moinhos de vento são ótimos para direcionar o vento.
Moinho de vento (Foto: Reprodução)

Alguns eram construídos em tamanhos pequenos, outros eram grandes como um edifício. As suas velas ou pás são mandadas à determinada direção devido a quantidade de vento que está batendo. A velocidade que ele apresenta depende também da força do vento.

É muito fácil a fabricação dos moinhos, eles são hoje partes do patrimônio histórico do mundial já que não possuem a mesma serventia do que nos séculos passados. Quase todos os moinhos utilizam eixo horizontal, contudo aqueles que estão entre os históricos já possuem eixo vertical.

Existem algumas expressões relacionadas ao moinho que são eficazes para descobrirmos sua movimentação, bem como:

Apanhar o moinho – Essa expressão significa exclusivamente enrolar as velas. De maneira que elas não possam mais se movimentar, era utilizada principalmente em dia de ventos muito fortes (isso porque possivelmente os ventos arrancariam-nas do lugar).

Descer e elevar a mó – Essa era uma prática de prender as abas a uma corda forte e tentar movimentá-las. Era um trabalho e tanto considerando o peso das mós.

Meter debaixo do vento – O meter debaixo do vento não é nada mais, nada menos que a movimentação ocorrida. Alguns arriscam dizer que ele bate de frente às abas, enquanto outros afirmam que a direção é totalmente de lado.

Virar ao vento – Essa técnica é utilizada para fazer o moinho girar ao contrário de acordo com o vento. As operações estão concentradas em virar a torre.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *