Você ainda não sabe que profissão escolher? Tem até algumas ideias, mas nada que realmente lhe pareça brilhante? Não se preocupe, você não é único no time dos “indecisos”. É verdade que muita gente já escolhe o que será na vida ainda quando criança (sortudos são esses), contudo não quer dizer que eles não passem por dúvidas.
A maior parte dos jovens que ainda cursam o ensino médio hoje, estão indecisos quanto a suas profissões. É por isso que o melhor é sempre pesquisar, ver o que realmente agrada e ressaltar suas qualidades. Não opte por uma profissão porque ela dará dinheiro futuramente, mas sim por ser algo que realmente é feliz fazendo.
Um dos maiores erros na atualidade sobre a escolha é optar por qualquer coisa porque é rentável, e não de seu real interesse. Uma coisa é certa, todas as profissões podem ser rentáveis desde que você seja o melhor no seu segmento. Não importa o quanto ela pareça desvalorizada, você só precisa ser eficiente o bastante para conquistar as empresas e pessoas para quem prestará serviço.
Lembrando também que algumas de suas qualidades devem ser levadas em consideração, por exemplo, uma pessoa que escolhe ser professora deve ter toda paciência do mundo, a profissão exige não só isso, mas também muita coerência no modo de agir e se comportar, já que você terá turmas inteiras de seguidores e observadores.
Dicas para melhor escolher
1° Se informe sobre tudo que o interessa – Isso mesmo, o primeiro passo para ter certeza é estudar sobre a profissão que deseja seguir. Fazer laboratório, falar com profissionais da área, ler muito a respeito, visitar uma empresa que trabalha no ramo, é uma das melhores coisas a se fazer. Procure quem realmente entende e veja se a área daria certo com o seu tipo de pensamento sobre a vida e sobre trabalho.
2° Escolha com calma – Não importa se você já está no último ano do ensino médio, não precisa se “descabelar”. Ainda haverá muito tempo para pensar, não recomendamos apenas que pare de estudar. Mesmo que queira descansar por um ano, esteja sempre se movimentando, fazendo cursinhos, pensando no futuro e jamais estacione.
3° Se aprofunde em suas áreas de interesse – Depois de selecionar todas as áreas que gosta, procure separá-las em um caderno e denotar todos os pontos positivos de cada uma. No fim, você terá pontos mais significativos em uma área do que em outra, pode fazer o processo durante todo o último ano do ensino médio e decidir quando findar.
4° Faça simulações que ajudem a testar sua afinidade com a profissão – Como dito acima, os laboratórios são excelentes para melhor entender qual é o tipo de profissão de seu agrado. Visite empresas no ramo, converse com pessoas preparadas, peça dicas e peça também sinceridade para denotar os pontos negativos de se exercer tal prática.
5° Não se deixe levar – Por mais que os seus amigos estejam estudando Medicina (por exemplo) não vá pela “cabeça dos outros”, escolha a profissão de acordo com o seu interesse. Ainda que uma profissão esteja em alta ou na moda, ela pode não se apropriar a sua vida e estilo. Procure algo que não o impedirá de ser você mesmo.
Antes de escolher, preste atenção:
- No seu estilo de vida
- No seu estilo pessoal
- Na sua formação psíquica
- Na forma como as pessoas o vêem
- No que ela pode influenciar em sua vida
- No quanto será rentável a você
Quando descobrir uma profissão que seja satisfatória em todos esses pontos, opte. Ou mesmo quando ela não for tão rentável assim, mas totalmente atrativa a você, dê o seu melhor e com certeza poderá ser um profissional qualificado independente da área em que atua.