O câncer de pele é causado pelo aumento demasiado das células anormais do corpo. Existem várias classificações para essa doença que se alastra rapidamente, podendo ainda afetar outros tecidos do organismo.
Dicas para evitar o câncer de pele
- * Evite expor o corpo ao sol durante ás 10 horas da manhã até ás 16 horas da tarde;
- * Use protetor solar (FPS) com fator igual ou acima de 15. Aplique-o de duas em duas horas nas partes do corpo que estão sem proteção;
- * Faça a aplicação do protetor pelo menos 20 minutos antes de expor o corpo aos raios solares;
- * Aplique o protetor em todas as épocas do ano, até mesmo quando o céu estiver nublado;
- * Sempre que visualizar uma mancha ou algo diferente na pele, procure sempre um dermatologista para que ele faça o diagnóstico da anomalia;
- * Opte sempre por óculos que tenham proteção contra os raios UVA e UVB.
Prevenção
A proteção contra os raios solares deve começar logo no primeiro ano de vida da criança, pois o período em que mais é constatado desproteção e casos de doença de pele são nos primeiros 20 anos de vida de uma pessoa, pois é a fase em que o corpo está em processo de construção.
Normalmente, somente após os 40 anos que a doença começa a se manifestar e a ser visível.
Existem três tipos de câncer, o mais leve – e mais comum – é o carcinoma basocelular, o de nível médio é o carcinoma de células escamosas e o mais grave – e menos comum – que é o melanoma.
Sintomas
Os sintomas do câncer de pele se manifestam como manchas ou caroços, com tons avermelhados, lisos, brilhantes, algumas dessas anomalias são escamosas, ásperas, firmes, com crostas e até mesmo com sangramentos.
Os lugares mais normais de aparecerem essas anomalias são nos locais que menos protegemos e que são menos visíveis – como as costas e os ombros. Uma simples pinta pode apresentar fatores de um câncer de pele. Portanto, sempre que visualizar algo diferente no corpo, é necessário que seja examinado o mais rápido possível para que o tratamento comece o quanto antes.
Tratamento
O tratamento é realizado na maioria das vezes com cirurgias, mas em alguns casos são utilizados meios de destruição dessas lesões por meio de criocirurgia com nitrogênio líquido ou com radioterapia.
O câncer de pele tem cura, mas a única forma de conseguir um bom resultado no tratamento é começando-o o quanto antes, por isso é tão importante se prevenir e avaliar sempre o corpo para que seja visualizado as anomalias e lesões o quanto antes para que os tratamentos comecem.