Como evitar problemas cardíacos?
As doenças cardíacas são cada vez mais frequentes em todo o mundo. Antigamente, a maior parte dos afetados eram especialmente os homens, mas se tornou comum também em mulheres. É por isso que as organizações de saúde fazem alertas indicando que a sociedade invista em sua saúde como um todo.
Alguns fatores são determinantes para que o infarto ou quaisquer outros problemas possam vir a ser decorrentes, bem como:
Alimentação – A alimentação é tão importante que chega a ser responsável por cerca de 80% do seu bem estar físico. A prática de comer desregradamente com exagero em produtos de gordura trans afetam o coração e em pouco tempo será possível que você tenha um súbito infarto.
Tipos que você deve evitar
- Frituras
- Embutidos
- Sal
- Açúcar
- Gorduras
Sedentarismo – O sedentarismo é outro agravante. Não praticar nenhum esporte ou não fazer nenhuma movimentação diária com o corpo (em específico) acaba por tornar você ainda mais sujeito a problemas cardíacos. O exercício físico é indicado não somente pra quem deseja modelar, mas também para quem deseja se manter saudável.
Sinais – Você precisa ficar atento aos sinais. Não acredite que pode haver um infarto quando o coração está funcionando perfeitamente, muito pelo contrário. O corpo lhe dará vários sinais de que seu coração está próximo a sofrer um infarto ou qualquer outro problema que sejam de cunho cardíaco. Fique atento a:
- Dor no peito
- Coração falhando
- Tontura
- Palpitações
- Tosse frequente
- Falta de ar
Cardiologista – Passando dos 30 anos, é muito indicado que você procure um médico e também faça uma bateria de exames. Isso é ainda mais recomendado para o caso de haver histórico familiar que se relacione com o infarto ou doenças cardíacas. Principalmente se houver qualquer um dos sintomas citados acima.
Menopausa – O que muita mulher não sabe, é que a menopausa é um fator importante que desenvolve os problemas. Isso acontece devido ao estrogênio que não se mantém no corpo como antigamente. O melhor passo é procurar um médico e definir as suas condições clínicas.
Mais fatores que podem influenciar na saúde do coração, bem como:
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Diabetes;
- Fumo e álcool;
- Histórico de doença cardíaca na família;
- Idade;
- Pressão elevada;
Se por um acaso surgiu a hipótese de sofrer com o problema, não hesite. Ao consultar um médico e fazer exatamente os exames que necessita, será possível ter maior clareza sobre o seu caso. Quando se trata do coração, todo cuidado é pouco.
Para evitar os problemas decorrentes, tenha uma vida saudável com alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, visitas periódicas a seu médico e quando estiver grávida dobre sua atenção com o coração já que esse estará sobrecarregado nessa fase da vida. Cuidar-se é a melhor forma de prevenção.