Como identificar o mosquito da dengue do pernilongo?

Os mosquitos geralmente apresentam diferenças físicas que possibilita a nós uma identificação eficaz daquele que é transmissor da dengue e o que não é. Dengue é coisa séria e se não cuidar mata. Neste artigo você saberá discernir o pernilongo e o mosquito da dengue, como seu habitat, característica física e outras informações que você só encontra aqui no Dicas Free.

Identificando o mosquito da dengue

Uma epidemia de dengue vem tomando conta do Brasil. Em vários estados ela tem se tornado uma calamidade, as propagandas e as campanhas para combater o mosquito estão cada vez mais impressas nas paredes de estabelecidos relacionados a saúde e órgãos públicos de forma geral.

É bem comum uma pessoa ser infectada pelo vírus transmissor sem identificar que tipo de mosquito a picou. Para entender um pouco mais sobre as distintas características de um mosquito comum para o Aedes Egypt, você precisa saber como agem ambos e a partir de então decifrar, veja:

Pernilongo comum – características

As características do pernilongo são diferentes do mosquito da dengue.
Pernilongo (Foto: Reprodução)

Os mosquitos geralmente são pequenos e apresentam algumas pequenas manchas nas pernas. Nas asas é possível observar que o mesmo não possui manchas, somente em seu corpo. Sua tonalidade é puxada para o pardo e em suas costas encontraremos escamas amarelas.

Ele não é considerado um risco fatal à saúde humana, só é altamente prejudicial em pessoas que possuem alergia. Suas picadas são aparentes e geralmente coçam, formando bolhas avermelhadas por cima da pele. Se depois de ser picado,  se apresentar sintomas alérgicos basta procurar uma unidade de Pronto Socorro.

Seus hábitos geralmente são noturnos, necessitam de sangue para se alimentar e as fêmeas o utilizam também para formar novos ovos. Durante o dia permanecem em repouso, começando seus processos ativos na parte da tarde para noite. Os machos alimentam-se preferencialmente de plantas.

Mosquito da dengue – características

O mosquito da dengue é altamente prejudicial a saúde.
Mosquito da dengue (Foto: Reprodução)

O mosquito, quando chega em sua idade adulta, possui uma tonalidade extremamente escura, podendo dizer até mesmo, preta. Suas pernas e laterais do abdômen possui manchas brancas que destacam perfeitamente. No tórax e na cabeça é possível encontrar mais manchas brancas, o que o diferencia nitidamente de outras espécies de mosquitos.

O mosquito é altamente prejudicial à saúde humana, transmissor ativo de duas doenças: a dengue e a febre amarela. Essas, quando hemorrágicas podem debilitar fisicamente o afetado e em alguns casos levar o individuo a óbito. É necessário evitar a sua procriação para acabar com o problema.

O inseto possui hábitos diurnos, se reproduz e deixa seus ovos em água parada. As fêmeas, em especial, se alimentam de sangue e os machos das seivas de plantas. Os ovos geralmente ficam instalados nas paredes de recipientes onde encontram a água parada que desejam. Os ovos tendem a sobreviver entre seis meses e até um ano, isso se não evoluírem para o estágio de mosquitos adultos antes.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *