Como lidar com pessoas em pânico?

Entenda como lidar com pessoas que sofrem de crises de pânico. Aqui você confere algumas importantes dicas que muito poderão lhe ajudar. Acompanhe!

Crises de pânico precisam ser tratadas.

Lidar com pessoas que possuem crises intensas de ataque de pânico é muito complicado. Muita gente fica irritada, enquanto outras apresentam sinais de pavor e extremo medo de quem sofre com tais. Se você tem uma rotina diária com alguém que apresenta esses quadros, é muito importante saber como agir nestas horas. Não é nada fácil, considerando que ela ficará totalmente fora de si.

É mais simples perceber  os primeiros sinais de que uma pessoa está para ter um ataque. E um deles se encontram em sua excessiva ansiedade. Procure observar se ela não se comporta como se estivesse nutrindo um tique nervoso, como o mexer das mãos de maneira rápida e repetida, as diferentes feições, o modo como olha para os lados e todos outros sinais psicóticos.

Nessa hora é importante que entre em ação, agindo de maneira certa, impedindo que o problema se torne incontrolável. Controlar alguém que já está em crise é uma tarefa para profissionais, mas com um pouco de prática e experiência você também pode ajudar a pessoa que passa por essa situação.

Crises de pânico precisam ser tratadas.
Pânico (Foto: Reprodução)

Sempre diga a quem está começando a sofrer tais ataques que as suas emoções são normais, não há nada que pode lhe fazer mal, incentivando-o sempre a manter o próprio equilíbrio sem encostá-la. Estimule as vias mentais que o fazem acreditar que o problema não pode afetá-lo tanto, seja sempre paciente e bem tranquilo com relação aos acontecimentos e jamais demonstre medo ou pavor do que vem acontecendo. Haja naturalmente.

Peça que o afetado afaste todo tipo de pensamento que possa nutrir o pânico. Também o estimule a ver a situação de maneira mais positiva, sempre lembrando do quanto ele tem o poder de dominar os próprios pensamentos e o mande agir com liderança, sabendo quem ele é, e o que ele pode fazer.

Não tente fazer com que o medo se afaste da pessoa rapidamente ou brutalmente, apenas sente-se próximo a ela e converse enquanto faz leves carinhos, estimulando sempre os seus pensamentos a se afastarem de toda a ansiedade produzida internamente. Há também duas formas de respirar que podem ajudá-lo:

  • Respiração em um saco de papel
  • Mudança da respiração

Nos casos de pânico, estimule a pessoa a modificar o modo como vem respirando. E dessa forma ajude-a a se acalmar. Em casos extremos você deve procurar um médico e pedir orientação. Também é importante que o paciente esteja sendo tratado para que essas dicas deem certo.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *