Cantar – como melhorar?
Nem todo mundo nasceu com o dom de cantar, como nós bem sabemos. Não é tão fácil, apenas pegar um microfone e encantar como um beija-flor. É exatamente por isso que você deve prestar atenção em alguns detalhes quando decidir se aventurar numa carreira de músico ou até mesmo cantar para qualquer pessoa.
Com toda certeza, cada passo que der em rumo à “cantoria” deve ser feito com cuidado e bem pensado, entendendo que você tem dificuldades como qualquer pessoa normal e precisa de ajuda para superar os seus limites. Muita gente imagina que começar a cantar depende de caríssimas aulas de canto.
Se você ouvir falar por aí que aulas de cantos são dispensáveis, dispense o conselho. Claro que as aulas são importantes, elas são capazes de te transformar em um verdadeiro músico e melhorar quase que 100% da sua voz e técnicas vocais. Contudo, se você não canta profissionalmente, por que não usar técnicas simples?
Geralmente quem está aprendendo a cantar, necessita do auxílio de um instrumento. A primeira dica que damos, é procurar aprender algum instrumento para acompanhar a sua voz. Não precisa se especializar tanto, mas você precisa conseguir cantar e tocar simultaneamente. Isso o ajudará a manter o equilíbrio entre os sons.
Quando você toca um instrumento musical, o mesmo lhe dá o tom correto para iniciar seu canto. Supomos que você iniciou uma música que tem como tom o acorde A (lá), através do ouvido você identificará exatamente o tom que precisa entrar e fazer com que haja equilíbrio entre instrumento e voz.
Existem, também, alguns exercícios de voz que você pode fazer diariamente. Não é necessário que vá até uma escola de música para ter acesso, você pode assistir aulas através de canais no Youtube, ler sobre o assunto e até aprender alguns exercícios para serem feitos antes de entrar no palco ou em qualquer horário em que for cantar.
A música necessita de dedicação. Não importa se lhe falta tempo, o mundo não vai parar. Você não pode abrir mão de uma coisa por outra e o que mais queremos ou amamos só vem com o tempo, assim como a facilidade de cantar. O treino é o mais importante, quanto mais você cantar, mais vai saber.
Dedique-se ao que você realmente quer. Evite expôr sua garganta a líquidos gelados e quentes. Cuide de suas cordas vocais e elas lhe retribuirão com um canto especialmente lindo. E estude sobre o assunto profundamente, essa é a melhor maneira de chegar aos resultados que deseja.