Você sabe o que é uma ONG?
ONG’s são Organizações Não Governamentais compostas geralmente por grupos de pessoas que estão dispostas a se unirem a uma causa comum, nesse caso, cuidar dos animais. Há ONG’s que se disponibilizam ao cuidado de crianças, idosos e famílias, várias delas estão espalhadas pelo Brasil.
Judicialmente, a explicação ocorre em associações do terceiro setor de sociedade civil. Geralmente não possuem fins lucrativos e desenvolvem perfeitamente ações em áreas distintas. Dessa forma, acabam por mobilizar a opinião pública e agregar transformação a sociedade de que fazem parte.
Em miúdos, sabe-se que as ONG’s acabam por fazer o trabalho que deveria ser destinado ao estado, chegando a lugares onde não é possível ter o acesso do governo. Vivem basicamente de doações. Toda ONG enfrenta inúmeros problemas financeiros para ajudar a sociedade de forma eficaz.
Como montar uma ONG de proteção aos animais?
Devido a grande frustração no mau trato aos animais, pessoas se arriscam na dura batalha diária de montar uma ONG para protegê-los. Basicamente uma ONG dessa finalidade tem como objetivo dar liberdade a animais mau tratados e cuidar daqueles que estão sofrendo.
É importante que antes de iniciar o processo, você saiba de algumas coisas.
- 1° o objetivo da ONG
- 2° até que ponto vai atuar
- 3° quem será o público alvo
- 4° como atuar em relação a questões levantadas pelo grupo
- 5° a composição e o tamanho da diretoria
- 6° regras básicas para o funcionamento da ONG
Antes de mais nada, deverá elaborar um ESTATUTO, com aprovação de todos aqueles que forem parte do grupo. É possível que em uma ou duas discussões já seja possível fechar o documento e terminar as alterações. Logo após, um edital de convocação deve ser divulgado.
Se possível, é interessante que coloque em meios como jornais, revistas e televisão. Lembrando que os membros devem ser maior de idade. Assim como relata o art. 5º do novo Código Civil. Não é importante o mencionamento de cada funcionário, desde que esses estejam dentro das leis trabalhistas e previdenciárias.
Cargos e funções devem ser designados para cada um de acordo com sua vontade. Em relação a animais domésticos, por exemplo, é importante que você tenha parceria com o poder público, considerando que se não controlar a reprodução dos mesmos estará trazendo falha a sua ONG.
Para que seja bem sucedida, deve-se optar pelo controle cirúrgico. Cada fêmea que estiver em situação de castramento, evita cerca de 50 a 200 filhotes abandonados. Sempre pondo em pauta o acordo necessário entre as Políticas Público do município onde gostaria de atuar, respeitando leis zoonoses, entre outras estabelecidas pela cidade em questão.