Entrevista de emprego com o psicólogo – como proceder?
Durante uma entrevista de emprego, tendemos a ficar nervosos, principalmente se aquele é o “emprego dos sonhos”. A necessidade de entrar para a equipe é tamanha, a ponto de “exagerarmos” nas qualidades e nunca dizer exatamente como somos, os defeitos e afins. Tudo culpa da necessidade de nos autopromover.
É por isso que este artigo foi preparado, exclusivamente, para você que deseja ter bom desempenho nas entrevistas e ser aprovado com êxito. Vamos à algumas dicas que, com certeza, podem fazer a diferença quando colocadas em prática corretamente. Lembre-se que nunca é demais investir em si mesmo.
O primeiro grande problema enfrentado por pessoas que estão em uma entrevista ou prestes a ela, é a falta de segurança. Muitas vezes, você interiormente não se sente tão apto a ocupar tal cargo, mas por algum motivo o deseja ocupar, já planejando contas com o salário e pensando nas mudanças.
Acredite em você, mas mesmo assim não utilize a mentira para chegar ao lugar onde deseja. Tente ser o mais honesto que puder e não minta. A contratação ocorrerá se o psicólogo encontrar a verdade em seus olhos e a honestidade em suas palavras. Esse é um princípio que realmente vale o aprendizado e aplicação.
Já que, normalmente, você não conseguirá descobrir a fundo o que a empresa deseja de você na totalidade, não invente. Procure ser verdadeiro e agir de modo natural. A mentira gera insegurança e os dois consequentemente podem gerar o não-preenchimento da vaga disponível.
Você também participará de muitas dinâmicas e atividades. Sendo mentiroso em todas elas, possivelmente será excluído definitivamente do ciclo de possibilidades de adentrar à empresa, isso se ela realmente foi séria e conceituada. Conheça seus pontos fracos e fortes antes de decidir o que falar.
Se você não lida muito bem com pressão, apenas respire e diga “não lido muito bem com pressão”, comece novamente e reinicie sua explicação ou a atividade que estiver desenvolvendo. Para saber o que responder, confira aqui algumas perguntas frequentes numa entrevista.
– Quais são seus pontos fortes?
– Quais são os seus pontos fracos? O que você acha que pode melhorar?
– O que você traria de bom pra empresa?
Pense muito bem antes de responder estas perguntas, que são definitivas à sua contratação ou não. Tenha muito cuidado! Por fim, se não for contratado, não desista e não pense que é a última empresa do mundo. Você tem um enorme leque de opções ainda, saiba disso!