Seguro desemprego
Todos os trabalhadores que tem sua carteira registrada e assinada, tem o direito de receber o seguro desemprego depois de um período estipulado pelo governo. Depois de seis meses é possível receber seu seguro, desde que seja demitido pela empresa onde está trabalhando atualmente.
Antes de mais nada, para começar os processo do seguro desemprego, precisa ter sua demissão efetuada. A empresa onde trabalha, necessita dar a você, uma espécie de requerimento do seguro desemprego. Esse deve ser preenchido corretamente, lembrando sempre que deve haver duas vias do mesmo.
Logo após o preenchimento, você deverá seguir até um posto governamental de coleta desses documentos. O que também é disponibilizado pela empresa. A cada processo, você deverá levar seus documentos pessoais para o caso de ser requisitado em alguns desses estabelecimentos.
Documentação para dar entrada
- Cartão PIS
- Requerimento de seguro desemprego
- Carteira de trabalho
- Contrato de Trabalho – TRCT
- RG
- CPF
- Comprovante de residência
- Certidão de casamento
- 3 últimos contracheques
Depois de apresentados todos os documentos, o funcionário que lhe atender irá orientá-lo sobre seus direitos de receber ou não o seguro. Assim que for confirmado o direito, estipularam a quantidade de meses para o recebimento. O próprio posto de coleta lhe informará.
Para consultar seu seguro desemprego, via internet, clique AQUI.
O seguro desemprego foi um projeto estabelecido por Getúlio Vargas, que tomou tamanha proporção atingindo todos os trabalhadores do Brasil. Hoje em dia, é possível estar seguro, ainda que tenha sido demitido de seu emprego. A segurança proporciona a família, confiança e tranquilidade.