As tatuagens estão ganhando cada mais espaço no corpo e nas ideais das pessoas. Os públicos para esses desenhos sobre a pele estão cada vez maiores e a área de abrangência aumentou devido as novas técnicas de aplicação e novas tintas com efeitos melhores e mais duradouros.
As novas cores também possibilitaram infinitas combinações e artes mais realistas que não desbotam como antes. Muitas pessoas podem fazer tatuagens coloridas sem medo de ficarem com aspecto “sem cor” com o tempo.
Há dois passos de fundamental importância para se ter em mente antes de fazer uma tatuagem. O primeiro, é decidir se realmente quer fazer isso e se está pronto para tal feito. As tatuagens duram a vida toda e o desenho deve ser escolhido com bastante cuidado para que com o tempo a pessoa não se canse dele e não mude de ideia. Fazer desenhos de “modinhas” pode ser uma péssima escolha para tatuagens. Afinal, as modas passam e o desenho fica preso a seu corpo. Lembre-se: As cirurgias para remover tatuagens são complicadas e não garantem 100% da remoção.
O segundo é verificar se existe algum tipo de reação alérgica que impeça de fazer a tatuagem. As tintas atuais para tatuagens são específicas para esse fim e em sua grande maioria são anti alérgicas. Mas algumas pessoas possuem alergia mesmo a essas tintas seguras e fazer uma tatuagem nessa condição pode agravar sérios problemas. Além de escolher um lugar bem conceituado e um tatuador de qualidade, você deve pedir um teste antes de fazer a tatuagem. Consiste na aplicação de um pequeno traço de tinha da cor da sua pele sobre alguma parte do seu corpo.
Caso a parte em questão apresente inchaço e vermelhidão em excesso, provavelmente seu corpo é alérgico a aquela tinta. O ideal é que se procure um médico dermatologista para verificar se existe possibilidade de fazer a tatuagem ou se existe alguma tinta que não cause alergias no caso específico.