Como se livrar do vício do cigarro?

Para livrar do cigarro, antes é preciso ter muita força de vontade. Se você tem interesse em saber como romper os laços com a nicotina, leia este artigo, receba dicas interessantes relacionadas ao assunto.

Imagem ilustrativa dizendo NÃO ao cigarro.

Como se livrar do vício do cigarro?

Quem fuma, sabe o sofrimento existente nas milhares tentativas de parar. Algumas pessoas o fazem, devido a saúde, outras no entanto, esperando evitar algum tipo de doença transmitida pela fumaça dos cigarros. O certo é que essa prática é sem dúvidas um vício.

Desejar se livrar do cigarro é um ótimo começo. A prática é como emagrecer, praticar exercícios físicos, acordar cedo, requer muito esforço da parte interessada. Não existe a possibilidade de você parar de fumar porque é desejo do outro. Você só se livra desse mal, se for uma decisão particular.

Caso tenha chegado nesse estágio, é bom que conserve alguns hábitos saudáveis e siga dicas que podem ajudar muito a evitar a “fissura” causada pela nicotina. Antes de mais nada, é importante saber que o cigarro possui cerca de 4.700 substâncias tóxicas que acabarão com a sua saúde.

Imagem ilustrativa dizendo NÃO ao cigarro.
Cigarro (Foto: Reprodução)

Ele não afeta somente aquele que está fumando, mas também agride a saúde dos que estão por perto, principalmente no caso de crianças. Ao inalar a fumaça, a destruição do pulmão acontece de forma rápida. Você desenvolve a chance de ter e causar doenças como:

  • Câncer de pulmão
  • Infarto
  • Bronquite crônica
  • Enfisema pulmonar
  • Derrame cerebral

Os motivos para cortar de vez o cigarro da sua vida não são poucos. Mas daí é possível que a seguinte pergunta surja em sua cabeça: O que eu faço para me livrar? Naturalmente, você deve desejar de todas as formas parar de utilizar o produto e depois seguir em frente.

Escolha uma data e a partir daquele dia fique sem cigarro – Estipule uma data correta e fique sem cigarros a partir daquele dia.

Repense sua rotina – Os fumantes tendem a ter horários específicos para fumar, corte esses horários e substitua-os por outra coisa que gostaria de fazer. Sempre tenha uma atividade no dia.

Faça exercícios físicos – Os exercícios são capazes de interromper o processo de ansiedade ou de agravá-la. Por isso, cuide muito do seu corpo e esteja “destruído” ao sair da academia (ou qualquer outra atividade que escolheu) e então não pensará tanto no cigarro.

Lide com a vontade de fumar – Inevitavelmente ocorrerá profunda vontade em alguma hora específica do dia. Por isso, mantenha suas mãos ocupadas assim que a vontade surgir e comece alguns exercícios como:

  • Respiração profunda
  • Alongamento
  • Relaxamento mental
  • Escute música calma
  • Mantenha os olhos fechados

Caso não tenha conseguido, não desista, tente novamente até que a sua respiração volte ao normal e sua necessidade seja amenizada parcialmente. Os benefícios são a curto e longo prazo, 20 minutos sem cigarro é possível que sua pressão sanguínea e a pulsação voltem ao normal.

Dez anos sem cigarro, você terá reduzido o risco de morrer por infarto pela metade, estará no patamar de pessoas que nunca fumaram e nem chegaram perto de cigarro. Você pode contar com o SUS para parar de fumar, procure a Secretária Municipal de Saúde da sua cidade e se informe sobre o Programa Nacional de Combate ao Tabagismo.

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *