Como se preparar para uma dieta?

Se preparando para começar uma dieta

Não importa o que você faça, sempre está insatisfeita com o seu peso e não consegue emagrecer quando tenta uma dieta? Há mais mulheres nesse tipo de situação do que você pode imaginar, acredite! Um dos erros mais comuns ao iniciar uma dieta é não fazer a preparação correta.

Há duas coisas que precisam estar equilibradas, corpo e mente. Se esses não estiverem andando de “mãos dadas” nessa nova fase, dificilmente você será capaz de sair do lugar. É por isso que antes de começar uma dieta, prepare seu corpo e equilibre a sua mente.

Está bem, mas como faço isso?

Aqui entra a segunda fase, o que fazer para trazer equilíbrio? Antes de mais nada, livre-se do estresse. Faça algo que lhe dê prazer no fim de semana, como ir à praia, uma cachoeira, visitar amigos distantes, curtir um show diferente, ir à balada ou qualquer coisa que faça você se sentir bem. Evite bebidas alcoólicas nesse dia.

A mente

No outro dia, descanse o corpo. E na segunda feira, comece uma “pré dieta”. Nessa primeira semana você estará alimentando a sua mente de coisas que possam trazer motivação. Veja casos interessantes de pessoas que emagreceram, pessoas que você se identifique atualmente e mais.

Sugiro que dê uma olhadinha nos blogs fitness, sempre tem uma história parecida com a da gente. Além disso, procure relaxar a sua mente com uma boa música e continue amadurecendo a ideia de começar uma dieta. Depois conte com alguém importante pra você que iniciará num determinado dia e receba apoio.

Marque esse dia na sua agenda e espere por ele ansiosamente. 

O corpo

No começo da preparação do corpo, você já sentirá os efeitos de uma alimentação diferente, mas não será tão afetado devido ao trabalho anterior que fora feito em sua mente. Inicie essa preparação se alimentando preferencialmente com alimentos que possuam antioxidantes.

Depois disso, invista em frutas e legumes no geral, acrescentando esses alimentos a sua rotina. Não significa que deixará de comer o que comia anteriormente, apenas incluirá. O ideal é que fique 2 dias nesse processo e então comece a retirada dos alimentos mais “perigosos”.

Passado o período de preparação, inicie a retirada de alguns alimentos. Para isso, você precisa saber que o carboidrato é o principal acumulador de gordura. Ou seja, foque primeiramente na quantidade de alimentos ricos em carboidrato que faz ingestão e elimine-os pouco a pouco.

Em uma semana, já terá de ter trocado cerca de pelo menos 3 alimentos por opções mais saudáveis. Indicaremos esses:

  • Troca do pão francês ou branco por pão integral
  • Troca do arroz por batata doce, feijão cozido ou arroz integral
  • Troca do macarrão por macarrão integral

Fez todas as trocas? Fique nesse esquema por cerca de mais 1 semana. Lembrando sempre que nessa etapa já devem estar inclusas hortaliças, verduras, frutas e legumes. Terminada a semana de troca, é hora de começar a comer moderadamente de 3 em 3 horas e tornar hábito uma garrafinha de água tomada de 1 em 1 hora.

Lembrando também que essa é a hora adequada para iniciar alguma atividade aeróbica como correr, andar de bicicleta, praticar algum esporte e afins. Seu organismo nessa fase estará muito mais acostumado e você já vendo alguns resultados, terá ânimo extra para continuar sua dieta.

Foto ilustrativa de uma nova forma de alimentar-se.
Preparar-se para a dieta (Foto: Reprodução)

É importante ressaltar que nesse período, muuuuuuuuitas tentações batem a sua porta. No começo, você poderá ceder, mas deve comer pouco. Quando a fase de sua dieta já estiver mais avançada, é hora de cortar todo esse tipo de guloseima e alimentos gordurosos e deixá-lo para um dia específico.

A maior orientação é de que para não desistir de sua dieta, consiga mantê-la por cerca de 21 dias antes de começar a ter um “dia do lixo”. Depois desse tempo, você deve ter um dia específico da semana para fazer ingestão dos alimentos que preferir, sempre com moderação e muito cuidado.

Supomos que deseja comer dois pedaços de pizza no seu dia do lixo, mas também queria chocolate, não coma os dois num dia só. Todas as semanas possuem um dia do lixo, é por isso que você pode comer a pizza num dia, esperar passar o tempo até chegar o outro e comer o chocolate.

Dessa maneira você equilibra o seu estômago e evita de passar mal, já que ele não estará acostumado com tanta quantidade de “lixo”. Para o controle da sua ansiedade nesse período, é importante que não tenha tempo sobrando. Caso esteja de férias ou algo parecido, invente alguma atividade.

Não fique sozinha em casa com sua “geladeira dando sopa”, procure sair, resolver coisas que estavam pendentes e jamais ceda as tentações que aparecer. Com o tempo, você estará equilibrada e naturalmente irá dizer não a esse tipo de coisa. A questão é sempre manter o hábito.

Se você tem compulsão por doces, talvez seja interessante manter alguma fruta doce na bolsa, exceto a banana e a pera porque elas são ricas em carboidratos. Também aposte em diferentes tipos de receitas fitness, como pão de queijo light, bolo de chocolate sem farinha de trigo, etc. Com o tempo você vai se acostumar a fazê-las e os ingredientes já estarão naturalmente disponíveis em sua dispensa.

Alguns alimentos também possuem poder de auxílio para preparar-se para uma dieta, aposte em frutas como laranja, maçã, melancia, abacaxi e arroz integral. Se achar viável, procure uma dieta desintoxicante que possa lhe ajudar a queimar gordurinhas extras e dar uma acalmada no seu organismo.

Fora tudo isso, você deve ter consciência da importância da força de vontade. Qualquer dica cai por terra quando não se tem força de vontade, isso porque estaria indo contra o seu cérebro e para não ceder as tentações, você precisa contar com toda sua força para dizer NÃO!

Os vistos no dia de Hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *