Existem vários tipos de métodos que podem ajudar uma pessoa a se proteger do vírus Ebola. Naturalmente, como já sabemos, ele é um perigo à vida humana e uma ameaça a quem está próximo do convívio com um infectado. Embora ainda não se tenha registros de pessoas infectadas no Brasil, é importante ficar atento sobre esses mesmos métodos preventivos.
Lembrando também que o processo é gradativo e deve ser feito sempre, principalmente se você está próximo de alguém agredido com a doença. Dentre as principais formas de prevenção estão:
Evitar o contato com pessoas ou seres vivos infectados – Esse é o princípio básico. Qualquer tipo de contato errado que tenha com um pessoa infectada com o vírus, está correndo o risco de 98% de chances da doença também se propagar em seu organismo. Evite qualquer aproximação nesse caso. Principalmente no que diz respeito as relações sexuais, divisão de talheres, copos e pratos, não tocar feridas, não permanecer no mesmo espaço que uma pessoa com suspeita.
Não comer frutas roídas, de ninguém – Como a epidemia ainda é uma incógnita e não dá para saber de imediato quem está com o vírus alojado no corpo, é indispensável evitar qualquer tipo de contato com alimentos de outras pessoas, sejam essas conhecidas ou não.
Use roupas recomendadas em caso de se aproximar de um doente – Naturalmente, é necessário um “equipamento de segurança” para chegar perto de alguém que se encontra em caso de contaminação. As peças adequadas são:
- Luvas impermeáveis
- Máscara
- Jaleco
- Óculos
- Touca
- Protetor para sapatos
Evite locais públicos e fechados – O contato direto com o ar de pessoas contaminadas pode ser o suficiente para transmissão da doença. Portanto, evite ambientes como shoppings centers, mercados, bancos, entre outros em que a epidemia esteja forte.
Outra dica importantíssima é não viajar para países onde há manifestação muito forte da doença, como:
- Nigéria
- Guiné Conacri
- Serra Leoa
- Libéria
Além é claro de saber como ocorre a transmissão, entender como ela funciona pode ser eficaz no combate e principalmente para intensificar os meios de prevenção.
O contato com o vírus é o principal causador da doença, nisso devemos saber que sua transmissão pode ocorrer através da saliva, do contato com o sangue, do contato íntimo e até mesmo com o suor. Ele costuma entrar em organismos saudáveis e se formar através de feridas sob a pele.
Outras formas de contágio:
- Sêmen
- Secreções vaginais
- Vômito
- Urina
- Fezes
- Sangue menstrual
Todo o paciente que se encontra com ebola deve ser isolado.